Flávio Dino cassa aposentadoria de delegado da PF por fraudar 400 inquéritos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino cassou a aposentadoria do delegado da Polícia Federal (PF) Daniel Leite Brandão, preso por integrar quadrilha que manipulou mais de 400 inquéritos em troca de propina.

 

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha interferia em inquéritos envolvendo quantias milionárias da Previdência Social e do Tesouro Nacional. Segundo o Ministério Público Federal, Brandão determinou aos seus subordinados que consultassem de forma irregular o banco de dados de 300 pessoas, cujos dados foram vendidos a empresários ligados ao esquema.

 

Segundo publicação do Metrópoles, o grupo trabalhava para redirecionar inquéritos sobre não recolhimento de contribuições previdenciárias por empresas. Esses processos passavam a ser controlados por outros delegados envolvidos nos desvios.

 

Na época, Brandão chefiava o Núcleo de Operações e respondia interinamente pela chefia da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da PF no Rio de Janeiro.

 

A partir daí, policiais, advogados e funcionários do INSS que integravam a quadrilha passavam a exigir dinheiro para deixar de investigar as empresas suspeitas de fraudes à Previdência e sonegação de impostos.

 

Segundo a Justiça Federal, os acusados passavam a fazer “acertos com os investigados, através de investigações lenientes, diligências protelatórias, apurações propositadamente deficientes ou mesmo pedidos de arquivamento”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Saiba quem é a estagiária que comprou roupa com cartão de colegas

Thallyta da Silva de Almeida (foto em destaque), de 28 anos, foi presa em flagrante, nessa terça-feira (7/5), após usar cartões de colegas para comprar roupas de academia. Em seu perfil no Instagram, a mulher se apresenta como historiadora e pedagoga. Investigações apontam que os golpes começaram quando ela estagiava na Controladoria-Geral da União (CGU) e

Justiça Eleitoral suspende propaganda eleitoral do MDB com Geraldo Jr.

O desembargador Danilo Costa Luiz suspendeu a veiculação da propaganda eleitoral do MDB de Salvador que tem o vice-governador Geraldo Jr. como protagonista. Na decisão, o magistrado reconhece o argumento do Partido Novo de que "a publicidade demonstra que o foco foi a divulgação da pré-candidatura de Geraldo Júnior, em aparente desrespeito ao disposto na

Câmara decreta luto por motorista acusado de matar jovem em carnaval de cidade baiana

A Câmara de Vereadores de Banzaê, no Nordeste do estado, decretou luto pela morte de um homem acusado de feminicídio. O ato, que prevê luto de dois dias, foi publicado no Diário Oficial da Casa, nesta segunda-feira (6).   O homem mencionado é o motorista da Câmara de Banzaê, Honoeliton dos Santos Oliveira, que foi