Justiça mantém condenação de bolsonaristas por ato em prédio de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação de dois bolsonaristas por protestarem contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em frente ao prédio onde ele vive na capital paulista, em maio de 2020.

O engenheiro Antônio Carlos Bronzeri e o autônomo Jurandir Pereira Alencar foram condenados, em 2022, a 19 dias de prisão, em regime aberto, por perturbação do sossego alheio. Os dois recorreram, mas tiveram o pedido negado nesta segunda-feira (22/1).

A decisão da Turma Recursal Criminal do TJSP foi unânime ao acolher o argumento do juiz Waldir Calciolari, relator do recurso, de que a manifestação, ocorrida em uma área residencial, afetou também outros moradores da região.

“Os apelantes se alternavam no uso do microfone, insuflando os demais manifestantes a gritarem também o que, com certeza, importunou não somente a vítima, mas também a vizinhança”, escreveu o magistrado.

Ato contra Moraes De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), o engenheiro e o autônomo, junto de outras 13 pessoas que apoiavam o então presidente Jair Bolsonaro (PL), promoveram um ato contra Moraes em frente à residência dele.

A denúncia afirma que a manifestação, coordenada por Bronzeri e Alencar, buscava “intimidar” o ministro, que havia concedido uma liminar para suspender a nomeação de Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro, para a diretoria-geral da Polícia Federal.

Na ocasião, ainda segundo o MPSP, os bolsonaristas utilizaram um carro de som para atacar Moraes e chamá-lo de “advogado do PCC”, “ladrão”, “canalha”, “veado” e “corrupto”. Os manifestantes também teriam levado bandeiras do Brasil e cartazes para o ato.

Já a defesa dos bolsonaristas alega que os fatos foram distorcidos pelo MPSP após a confusão ter sido iniciada pelo próprio Moraes, que teria proferido ofensas e provocações contra os manifestantes.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Corpo de vítima de feminicídio no DF é enterrado neste domingo (21/6)

O velório e o enterro de Edileuza Almeida Durães, 46 anos, ocorreram em Gurupi, Tocantins, cidade onde vive a família, encerrando a tragédia...

Dois detentos morrem após preso fazer refém em penitenciária de SP

Um motim na Penitenciária I de Potim, no interior de São Paulo, deixou dois detentos mortos e quatro feridos após um preso manter...

Careca vence eleição suplementar para prefeito de Tuiuti (SP)

Careca (Alexandre Tadeu Gonçalves) foi eleito prefeito de Tuiuti, interior de São Paulo, na eleição suplementar realizada em 21 de junho de 2026....