TAGS

MP-SP vai pedir ao STF nova prisão de ex-diretor da Gaviões ligado ao PCC

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) já prepara o recurso que deve ser apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar restabelecer a prisão do ex-diretor da escola de samba Gaviões da Fiel, Elvis Riola de Andrade, o “Cantor”, suspeito de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Elvis foi condenado no Tribunal do Júri pelo assassinato de um policial penal em Presidente Bernardes, na Grande São Paulo, a mando da facção criminosa. Ele foi denunciado como autor dos disparos que mataram o agente em 2009. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação e aumentou a pena de 15 para 16 anos, em inicial regime fechado.

Foragido na Bolívia, onde morava com os filhos, o ex-diretor da Gaviões foi preso após autoridades estrangeiras e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) levantarem informações sobre seu paradeiro. As tratativas para a prisão começaram no ano passado.

Ao chegar em São Paulo na noite de quinta-feira, 11, no entanto, foi solto. Os investigadores não sabiam, mas ele tinha um habeas corpus que lhe dava o direito de aguardar o julgamento de recursos do caso em liberdade.

O habeas corpus preventivo foi concedido pela ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em dezembro, a pedido da defesa. O fundamento principal é que Elvis ficou onze anos preso preventivamente, entre 2010 e 2021, enquanto aguardava julgamento e que o período deveria ser considerado tanto para abater a sentença quanto para a progressão do regime de condenação.

Os advogados também argumentaram que ele passou os últimos dois anos em um trabalho fixo e que já está reintegrado ao convívio social. A família tem uma lanchonete e um bar na Bolívia.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, responsável pela investigação, vê risco de nova fuga até o STJ analisar se mantém ou não a decisão monocrática da ministra. O tribunal volta a operar em fevereiro, após o recesso.

Um primeiro recurso do Ministério Público de São Paulo foi negado no plantão. Ao Estadão, Gakiya confirmou que o MP vai apresentar novos pedidos ao próprio STJ e ao Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral de Justiça informou que está estuda “medidas cabíveis” sobre o caso.

Saiba Mais

  • roubo celular contagem 34200217 Brasil Homem rouba celulares em lojas e é morto pela PM em Belo Horizonte; veja vídeo
  • acidente 116 carro e onibus 34194924 Brasil Acidente com ônibus e carro deixa pelo menos seis mortos em Minas Gerais
  • 170506474165a13925a46a4 1705064741 3x2 lg 34202066 Brasil Helicóptero encontrado: chuva atrapalha e remoção de corpos não deve ocorrer nesta sexta

image
image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vídeo: Evangélica culpa tragédia do RS ao fato de Eduardo Leite ser gay

Uma moradora de Porto Alegre gerou polêmica ao afirmar que a recente tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul está relacionada à orientação sexual do governador Eduardo Leite (PSDB). Leite, que mantém uma união estável com o médico pediatra Thalis Bolzan, foi alvo das declarações homofóbicas de Neiva Borges, que disseminou suas opiniões em

Por ressaca, mar invade orla do Leblon e ruas de Itaipuaçu

Na manhã desta sexta-feira (17), garis da Comlurb realizaram uma operação de limpeza na orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, devido à invasão do mar no calçadão. As equipes trabalharam na remoção de areia da ciclovia e das pistas da Avenida Delfim Moreira. Enquanto isso, a Marinha emitiu um alerta de ressaca

Sem igreja, Davi Passamani faz rifa de instrumentos

Davi Passamani, o fundador e ex-presidente da Igreja Casa, em Goiânia, está vendendo a rifa de um piano elétrico da Yamaha. A rifa do instrumento, que custa R$ 9,90 o bilhete, está sendo anunciada pelo próprio Passamani em suas redes sociais. Este, na verdade, é o produto principal a ser rifado, mas para incentivar novas