Ufa! Jacaré escapou ileso do escândalo da espionagem da Abin

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Por descuido ou confusão mental, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) admitiu que seu pai tinha um esquema de informações paralelo à Agência Brasileira de Informações (Abin), Polícia Federal e demais órgãos encarregados de deixar o presidente da República a par do que acontece no país. Certamente ele não se referia ao esquema de Jacaré.

Amigo há mais de três décadas de Jair Bolsonaro, o ex-militar Waldir Ferraz, conhecido pela alcunha de Jacaré, gabava-se de telefonar a qualquer hora para o presidente contando o que apurava sua rede particular de arapongas. Os dois se afastaram depois que Ferraz pisou na bola e confirmou a história das rachadinhas nos gabinetes dos Bolsonaro.

De sua parte, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) também admitiu que guardava no seu gabinete da Câmara um laptop e um celular da época em que era diretor-geral da Abin. Disse que esqueceu de devolvê-los desde que deixou o cargo há quase dois anos, e que não via nada demais nisso. Porém, há quem veja, e muita coisa.

A Polícia Federal conferiu que o laptop permitia que Ramagem acessasse ou recebesse informações sigilosas da Abin, o que configura crime. Quando um servidor público pede demissão ou é demitido, ele é obrigado a devolver tudo o que o Estado pôs à sua disposição, até o botton de funcionário, quanto mais um laptop ativo.

Flávio e Ramagem estão envolvidos no escândalo que levou a Abin a espionar milhares de pessoas consideradas um perigo para o plano de Bolsonaro de manter-se no poder por um largo tempo. Sob o comando de Ramagem, a Abin ajudou Flávio a defender-se no caso da rachadinha. Ramagem, por ora, mas só por ora, é quem parece mais encrencado.

No futuro, por tudo o que a Polícia Federal já descobriu até aqui e só revelou um pedaço, o encrencado número um será o pai de Flávio, já inelegível por oito anos. Foi Bolsonaro quem pôs Ramagem à frente da Abin. Foi Bolsonaro que quis nomeá-lo diretor-geral da Polícia Federal e a Justiça impediu. Afinal, para quem a Abin de Ramagem espionava?

É por isso que grassa o pânico no meio e nas cercanias da ex-primeira família presidencial brasileira. Ela sabe muito bem o que fez, mandou que fosse feito e esconde a sete chaves. Ramagem foi apenas um serviçal fiel dos Bolsonaro que, como recompensa, ganhou um mandato de deputado. Se apenas perder o mandato, sairá no lucro.

A família, não. Terá muito a perder se o escândalo for totalmente desvendado. Quanto à Jacaré, respira aliviado com a frustração do seu sonho de disputar uma cadeira de deputado em 2022 pelo PTB do ex-deputado Roberto Jefferson. Bolsonaro não o apoiou. Às vésperas das eleições, Jefferson jogou granadas em agentes federais e está preso.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ouvidoria da Polícia Civil passa a funcionar no bairro do Rio Vermelho, em Salvador

Com mais de 400 atendimentos realizados no primeiro trimestre deste ano, a Ouvidoria da Polícia Civil mudou de endereço. A sede do órgão, antes situada no Edifício-Sede da Polícia Civil na Piedade, passou a funcionar na Avenida Juracy Magalhães, n.º 1790, no bairro do Rio Vermelho, na sexta-feira (3).    Além dos atendimentos em horário

Renascer: Dona Patroa pode colocar Egídio atrás das grades

A morte trágica de José Venâncio (Rodrigo Simas) deve ganhar novos contornos nos próximos capítulos do remake de Renascer. Embora os personagens não estejam ligando o fato de o caso vir a ser investigado e, assim, o verdadeiro autor do crime não venha a sofrer punição, o público deseja obter novidades quanto a isso na

Tribunais Superiores suspendem prazos processuais envolvendo o Rio Grande do Sul

Com o estado de calamidade pública decretado pelo governo do Rio Grande do Sul, por conta dos temporais e enchentes, os Tribunais Superiores decidiram suspender os prazos processuais que envolvam o estado.    Decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, determinou a suspensão, no período de 2 a 10 de