Ninhos de tartarugas estão sendo monitorados após furto de ovos em Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A principal suspeita é a de que os ovos estão sendo furtados para abastecer o comércio clandestino de consumo humano. A dúzia de ovos de tartaruga tem sido comercializada pelo valor de R$ 15,00. Cada ninho tem, em média, 120 ovos.

A espécie mais encontrada na região é a cabeçuda, mas todas as cinco espécies presentes estão ameaçadas de extinção, com o período de reprodução ocorrendo entre os meses de setembro e março.

De acordo com o analista ambiental do Centro Tamar do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcello Lourenço, o extremo sul baiano é a região com maior incidência de roubo de ovos de tartarugas. “Nessa temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, 40% dos ninhos foram furtados, em Alcobaça, com ninhada inteira levada pelos criminosos”, destacou.

A fiscal ambiental Railda Neves contou ter se surpreendido com uma ação praticada durante o dia. ‘A tartaruga colocou o ovo ao meio-dia, o que foi uma surpresa para a gente, e duas horas depois recebi mensagens de que tinham violado o ninho e levado todos os ovo”, contou.

IMG 0969 scaled
Berçário montado na Prime SeaFood, no litoral de Alcobaça

Para proteger os ninhos, um berçário improvisado foi montado em um espaço cedido pela Prime SeaFood, empresa de pescados instalada na beira da praia, em Alcobaça.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Alcobaça, Daiane Mafra, “todos os quatro ninhos levados para o berçário foram identificados na zona urbana da cidade, com dois deles violados e todos ovos levados. Agora, apenas um ninho permanece no cercado”, denunciou.

Os roubos estão sendo investigados pela Polícia Civil. Segundo o delegado substituto Kleber Gonçalves, o fato de mexer nos ninhos já é considerado crime, especialmente se houver a subtração e depois a venda dos animais.

Na última quarta-feira (28), uma reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Alcobaça, Centro Tamar ICMBio e Polícia Militar foi realizada para discutir o assunto e traçar estratégias para combater o crime ambiental.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...