CNJ afasta juiz que agrediu esposa e vai revisar pena de censura aplicada ao magistrado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em decisão unânime, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu revisão disciplinar contra o juiz José Daniel Dinis Gonçalves, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), acusado de agredir fisicamente a então esposa. O Plenário resolveu também, por unanimidade, afastar o magistrado das funções na Vara de Fazenda Pública de Araçatuba.

 

O episódio de agressão aconteceu em dezembro de 2021. O caso foi alvo de julgamento no TJ-SP, que aplicou pena de censura ao juiz.

 

Agora, o CNJ levará adiante nova apuração para esclarecer as circunstâncias em que José Daniel Dinis Gonçalves, durante discussão, teria reagido a agressões e empurrado a esposa, que bateu com o corpo em um móvel e caiu, batendo a cabeça no chão. A briga gerou graves lesões na vítima, que ficou internada por mais de 30 dias no hospital. Na ocasião, o marido sofreu apenas arranhões.

 

“As circunstâncias do fato são graves, comportam análise detida para avaliação de penalidade mais adequada, evitando não só a reiteração de novas condutas, mas o comprometimento da imagem do Poder Judiciário como um todo”, argumentou o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão durante a sessão desta terça-feira (5).

 

Ao pronunciar o resultado da votação, o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, destacou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instituído pela Resolução CNJ n. 492/2023, que leva em conta as especificidades das pessoas envolvidas, a fim de evitar preconceitos e discriminação por gênero e outras características.

 

No caso específico, os depoimentos de esposa e do juiz são conflitantes e o episódio da briga não contou com testemunhas. Conforme orienta o protocolo do CNJ, nessas situações é preciso valorizar a perspectiva da vítima. “A omissão de socorro reforça a impropriedade da conduta do requerido”, disse o ministro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia apura sumiço de homem que mora em Vera Cruz e trabalha com transporte por aplicativo

Desaparecimento de motorista de aplicativo em Porto Seguro envolve Edno Costa Silêncio, 45 anos, que está desaparecido desde a tarde de terça-feira (23),...

Homem conhecido como “Ferramenta” é executado no bairro da Liberdade

Um homem identificado apenas pelo apelido Ferramenta foi morto a tiros na avenida principal do bairro Liberdade, em área sob jurisdição da 37ª...

Morre Antônio Lourival Ramos Dias, pioneiro de Brasília, aos 93 anos

Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (26/12). A causa da morte não foi divulgada. O engenheiro civil foi...