Japão investiga 4 mortes ligadas a uso de suplemento alimentar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde do Japão investiga quatro mortes que podem estar relacionadas ao consumo de um suplemento alimentar. O uso do produto foi conectado a 106 hospitalizações no país asiático desde o início do ano.

O suplemento beni-koji é vendido em cápsulas e feito com arroz e fermento vermelho. Este fermento é feito com fungos da levedura do arroz. O produto era indicado para a redução do colesterol.

A principal fabricante, a Kobayashi Pharmaceutical, retirou mais de 300 mil produtos do mercado no último dia 20/3 quando apareceram as primeiras suspeitas de que o produto estivesse por trás das mortes.

Suplemento podia estar alterado O suplemento é conhecido por reduzir o colesterol, mas alguns estudos apontavam que ele levava a problemas no funcionamento do fígado e dos rins ao sobrecarregar os órgãos. A maioria dos hospitalizados alega ter desenvolvido doenças renais graves após usar o produto por longos intervalos, uma delas por três anos.

A empresa acredita que o problema não seja do produto em geral, mas de um lote produzido em sua fábrica na cidade de Osaka, que concentra a maioria dos casos. A empresa crê que uma “substância não-intencional” foi adicionada ao produto, o que pode ter causado as mortes, mas ainda está apurando.

“Colocamos a saúde dos nossos clientes em primeiro lugar e pedimos sinceras desculpas por ter este incidente. Gostaríamos de expressar as nossas mais profundas condolências às famílias enlutadas. Continuaremos a confirmar os fatos e as relações causais destas mortes”, informou a empresa em nota à imprensa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens em motocicleta colidem com carro durante tentativa de fuga da polícia em Salvador

Fuga de abordagem policial resulta em acidente em Salvador Na madrugada de quinta-feira, 25, dois homens em uma motocicleta sem capacete e sem CNH...

Morador grava PMs atirando e matando pit-bulls que atacaram criança

Um morador do Setor Sul do Gama registrou o momento em que dois cães da raça pit bull foram mortos pela Polícia Militar...

Auditor da CGU flagrado em agressão já havia sido condenado por ameaçar gerente no DF

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) David Cosac Júnior, de 50 anos, foi alvo de notícia após ser flagrado em vídeo agredindo...