Eleições na Rússia: 1º dia de votação é marcado por vandalismo

Publicado:

A Rússia está prestes a eleger o seu presidente neste fim de semana, mas o primeiro dia de votação, realizado nessa sexta-feira (15/3), foi marcado por ataques com bomba, tinta e até coquetel molotov, de acordo com a agência estatal Tass.

Pelo menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo dentro ou próximo de seções eleitorais nessa sexta. Grande parte dos incidentes ocorreu em Moscou, capital da Rússia, Voronej, no sul do país, e na região de Carachai-Circássia.

Circulam nas redes sociais vários vídeos de ataques a seções eleitorais russas. Em um deles é possível ver uma mulher derramando tinta verde em uma urna, que já tinha alguns votos depositados.

Nas imagens, a suspeita deposita o voto e depois despeja o líquido na urna transparente. Ela foi detida por policiais e deve enfrentar um processo criminal, que foi aberto por investigadores de Moscou, segundo a agência de notícias Reuters.

Confira o ataque com tinta:

Em outro caso, uma mulher chegou a atirar um coquetel molotov contra uma escola que funcionava como ponto de votação, em São Petersburgo. Segundo autoridades locais, “o ato ilícito foi rapidamente contido pela polícia”, acrescentando que não houve feridos.

Reeleição de Putin é quase certa A expectativa é de que Vladimir Putin, que comanda o país há 25 anos, seja eleito para um quinto mandato. Assim, o líder russo ficará no Kremlin até 2030.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou as parciais do número de votantes a poucas horas do fim do primeiro dia de votação. Até o momento, 35,4% dos eleitores já votaram, seja por papel ou de forma eletrônica — como fez Putin.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda suspensão de processos seletivos em Canavieiras por suspeita de irregularidades

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 1ª Promotoria de Justiça de Canavieiras, tomou uma medida drástica ao recomendar a suspensão imediata...

PM prende suspeito com arma de fogo e moto roubada no Cabula, em Salvador

Na tarde de quarta-feira (13), a ação rápida da polícia em Salvador resultou na prisão de um suspeito que estava de posse de...

Aluna que levou tesourada de colega se pronuncia após briga. Veja

Na última quinta-feira, um incidente alarmante na Escola Estadual José Chediak, localizada no Parque São Lucas, zona leste de São Paulo, chamou a...