Ex-presidente do TJ-BA recebe título póstumo de patrono da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo (ACALEJES) concedeu o título de patrono ao falecido desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Augusto Albiani Alves, em reconhecimento às contribuições para as causas jurídicas e sociais. A solenidade acadêmica aconteceu na segunda-feira (25), no auditório Hermógenes Lima Fonseca, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES).

 

O título atribuído ao desembargador Mário Augusto Albiani Alves foi concedido em 13 de março, após a análise da comissão responsável pela seleção de novos acadêmicos efetivos titulares imortais. Sandra Lúcia de Souza Santos foi aprovada para ocupar a cadeira nº 29, tendo o desembargador como seu patrono.  

 

Para prestigiar a cerimônia, a presidente da ACALEJES, Margareth Gonçalves Pederzini, e o primeiro-secretário Clério José Borges de Sant Anna agradeceram aos filhos do recém-patrono: o desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior, Ana Teresa Barreto Albiani Alves e Luiz Américo Barreto Albiani Alves; e à esposa, Lícia Maria Barreto Albiani Alves (in memoriam), em reconhecimento à autorização concedida. 

 

TRAJETÓRIA

Mário Augusto Albiani Alves dedicou anos de sua vida ao Direito, ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1954 e foi aprovado em concurso no ano de 1963. Ingressou na magistratura em 29 de fevereiro de 1964, sendo nomeado para a comarca de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Em 28 de dezembro de 1979, foi promovido a desembargador. No ano de 1990, assumiu a presidência do TJ-BA. Em 20 de fevereiro de 1995, o magistrado se aposentou. 

Ao longo de sua vida, foi agraciado com mais de 100 títulos de cidadão em municípios da Bahia, era conhecido por ser um juiz pacificador e participativo. Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) por sete mandatos, fundou a Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EPAM), no ano de 1987; hoje, Escola de Magistrados da Bahia (Emab), da qual também foi diretor. Em 1991, foi governador da Bahia durante 10 dias. 

Sandra Lúcia de Souza nasceu em 1958, na cidade de Salvador. Atualmente, reside em Vila Velha, no Espírito Santo. É poetisa, escritora, compositora, pesquisadora, professora e advogada, graduada em Ciências Biológicas e bacharel em Direito com pós-graduação em Gestão Pública. Além disso, é doutora em Cultura Popular Brasileira e Comendadora de Cultura Nacional e Internacional.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bom Jesus da Lapa: Polícia Civil cumpre mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e homicídio

Uma operação policial liderada pelo Delegado Marcos Aurélio de Oliveira Porto foi realizada, na última sexta-feira (26), com o objetivo de executar mandados de prisão e busca e apreensão. Durante a ação, um mandado de prisão foi cumprido contra D.B.B, de 23 anos, acusado de homicídio.   Além disso, foram realizados mandados de busca e

Alexandre Correa volta a detonar ex-cunhados em polêmica de imóvel

Alexandre Correa está morando em um apartamento em São Paulo, que comprou com a ex-esposa Ana Hickmann. Entretanto, ele não parece muito satisfeito com a moradia. Nas redes sociais, reclamou que recebeu um imóvel “abandonado” pelos ex-cunhados. O apartamento estava sendo habitado por Fernanda Hickmann e sua família, mas ela deixou o imóvel depois que

Um homem e duas mulheres são detidos com armas, munições e faca em Carinhanha

Um homem de 48 anos e duas mulheres, uma de 46 e outra de 26 anos, foram detidos na Vila São José, conhecida como Cheira Cabelo, localizada no trecho da BR-030, em Carinhanha, na tarde desta sexta-feira (26). Com o trio, a polícia apreendeu duas armas de fogo, vinte munições e uma faca tipo punhal.