TAGS

Governo firma convênio com a Uber para interligar informações de passageiro e motorista na SSP

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Governo da Bahia entregou, nesta quarta-feira (20), 36 equipamentos ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e à Polícia Civil da Bahia (PCBA). Além disso, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Uber. O convênio vai permitir que a SSP tenha acesso às informações de passageiros e motoristas. A medida visa ser uma das ações de combate a casos de violência de usuários e trabalhadores da plataforma. 

 

Os atos foram realizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contaram com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

 

“Hoje é uma agenda de inovação tecnológica, com forte presença do trabalho de inteligência. Entregamos ao conjunto da segurança pública do estado a antena móvel, os equipamentos de extração de dados, além de firmar essa parceria  com a plataforma de transporte por aplicativo. Trazemos mais ferramentas para acompanhar, atender e dar segurança aos cidadãos baianos”, pontuou Jerônimo.

 

Para auxiliar na investigação de crimes e fortalecer as ações de combate às organizações, foram entregues equipamentos Cellebrite, para extração de dados. O aparelho, inovação israelense, capta e analisa dados de telefones celulares e outros equipamentos móveis para auxiliar na investigação de crimes e na sequência dos processos judiciais.

 

Com o material, serão atendidas oito macrorregionais do DPT, sediadas em Feira de Santana, Irecê, Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Como parte do processo de descentralização das ferramentas, três diretorias regionais da PCBA, situadas em Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras, também serão contempladas. O valor destinado a esta aquisição foi de quase R$ 11,8 milhões, por meio do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e do tesouro estadual. A diretora do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira, destaca a importância deste aparelho para o trabalho do departamento.

 

“Essa é uma tecnologia que chega para potencializar o trabalho da polícia técnica. Com esse material, nós entregaremos nossos laudos mais rapidamente, a tecnologia também permite o desbloqueio de celulares de última geração e tudo isso é informação que será obtida para a inteligência e o serviço, tanto da perícia criminal quanto da polícia judiciária”, disse Ana Cecília.

 

O DPT ainda vai receber uma Estação Rádio Base – ERB Móvel. O aporte para a compra foi de R$ 2,038 milhões. Este equipamento, disponível em quatro estados brasileiros, serve para reforçar a comunicação entre as equipes, em locais com dificuldade de cobertura de sinal, com qualidade e segurança. O raio de cobertura chega até 30 quilômetros. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, estes equipamentos contribuem para a descentralização das ações da pasta e proporcionam mais agilidade no trabalho de proteção à população baiana.

 

“A Bahia é o quarto estado a possuir um equipamento como essa antena móvel, mostrando nossa vanguarda no investimento, na inovação, na tecnologia em comunicação. Fazemos também a entrega do Cellebrite, que vai ajudar muito a inteligência, vai fortalecer a perícia criminal e as investigações da Polícia Civil e, consequentemente, a prova apresentada na justiça”, detalhou o secretário.

 

PARCERIA UBER 

Ainda na área, desta vez para oferecer segurança a quem trabalha ou utiliza os transportes por aplicativo, foi assinado o Rapid SOS, convênio de cooperação técnica entre a SSP e a Uber, para que o software de emergência da plataforma seja conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da secretaria. A Bahia é o quinto estado a contar com essa inovação.

 

A partir disso, tanto motoristas quanto passageiros que estejam em situações de emergência, seja por algum tipo de delito ou acidente, durante as viagens contratadas, poderão acionar o botão “ligar para a polícia”, sendo atendidos pela central 190 e encaminhados para o CICC, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente à chamada.

 

A gerente de comunicação da Uber, Natália Falcon, reforça a importância dessa parceria com o Governo baiano. “Segurança é uma prioridade em tudo que a Uber faz e a gente acredita muito no poder da tecnologia, para promover soluções, que consigam atender um estado do tamanho da Bahia. Então a gente fica muito feliz de poder dar mais esse passo em prol de uma vivência mais segura para os motoristas e os usuários”, ressaltou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caminhão boiadeiro tomba e animais morrem em acidente no Extremo Oeste baiano

Um motorista, de 39 anos, ficou ferido e vários animais morreram em um acidente em um trecho da BA-460 de Barreiras, no Extremo Oeste baiano. Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu na altura do povoado de Placas, zona rural de Barreiras. A suspeita é que o condutor perdeu o

Duas vítimas de acidente na BR-242 morrem no Hospital do Oeste

Duas vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira (26), que envolveu um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia, faleceram na madrugada deste sábado (27), no Hospital do Oeste, em Barreiras.   De acordo com o G1, identificadas como Dulcinéia Aurora de Oliveira, cobradora do micro-ônibus, e Cleide Marques Ferreira, passageira

Médico sequestrado na Pituba é libertado nesta sexta-feira; vítima foi encontrada na cidade de Castro Alves

O médico otorrinolaringologista e professor universitário, que foi sequestrado na última quarta-feira (24), no bairro da Pituba,  foi libertado no fim da manhã desta sexta-feira (26). O profissional, identificado como Gilson Meirelles, atuava em um hospital de Salvador e uma universidade particular.  Ele também já fez parte da equipe médica do Esporte Clube Vitória.   A Polícia Civil, comunicou, por