TAGS

Juiz na mira da Faroeste, Sérgio Humberto acumula mais uma condenação no TJ-BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Mais uma vez o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio recebeu uma condenação do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No julgamento desta quarta-feira (20), a maioria dos desembargadores votou pela pena de disponibilidade, já que não foi alcançada a quantidade mínima de 33 votos para aplicação da pena de aposentadoria compulsória sugerida pela relatoria.

 

A disponibilidade, que afasta o magistrado da função com vencimentos proporcionais, é a segunda sanção mais grave prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

 

No processo administrativo disciplinar (PAD) julgado hoje, sob relatoria do desembargador Ângelo Vita, Sérgio Humberto é acusado de tentar se beneficiar financeiramente com acordo extra autos, em reunião informal com advogados das partes, e ter concedido irregularmente a posse de terra à parte contrária na ação. Como apontou o relator, os fatos foram trazidos à tona pela delação premiada do advogado Júlio César Cavalcanti, que confessou em depoimento agir em favor dos interesses do juiz e intermediar as negociações.

 

O relator destacou que é “fato notório” e nacional a “parceria” entre o juiz e o advogado Cavalcanti, ambos alvos da Operação Faroeste, que investiga esquema de venda de sentenças no oeste da Bahia. Ao pedir a absolvição, a defesa do juiz alegou que as provas apresentadas se resumem apenas às palavras do delator e gravações que podem levantar dúvidas.

 

Essa não é a primeira condenação de Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, que foi preso na primeira fase da Faroeste e recentemente teve a prisão domiciliar revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da sua defesa. O juiz já foi aposentado compulsoriamente outras duas vezes pelo Pleno do TJ-BA.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que estão sendo realizadas interdições totais e em ambos os sentidos na BR-324, no município de Amélia Rodrigues, devido à passagem de cabos de energia. As interdições estão em vigor neste sábado (27), no km 535, em frente ao Posto de Combustível Oleum Bessa e à empresa Fortmax.  

Adolescente é assassinado em Feira de Santana; Vítima tinha 15 anos

Um adolescente de 15 anos, identificado como Guilherme Araújo Santos, foi vítima de homicídio por arma de fogo, na noite de sexta-feira (26), no distrito de Jaíba, na Tapera II, em Feira de Santana.   Segundo informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, moradores da região ouviram disparos no momento do crime. Guilherme, natural

Vitória da Conquista anuncia as contratações de zagueiro e volante para a Série B do Baiano

De olho em brigar pelo acesso para voltar à elite do futebol baiano, o Vitória da Conquista segue montando o seu elenco para a disputa da Série B do Campeonato Baiano. A diretoria do clube anunciou as contratações do zagueiro Rivaldo, de 22 anos, e do volante Guga, 35.   Natural de Itiruçu, Rivaldo tem