TAGS

JusPod recebe presidente da OAB-BA, Daniela Borges, em episódio sobre avanços e desafios da advocacia baiana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se tornou referência nacional ao eleger a primeira presidente mulher do órgão, além de definir uma composição feminina mínima de cargos dentro da instituição. Porém, superado esse marco, a OAB segue enfrentando desafios históricos e estruturais dentro do Judiciário baiano e brasileiro. Para discutir este e outros assuntos relacionados aos profissionais, e os avanços que a Ordem conseguiu ao longo das últimas gestões, o podcast JusPod recebe, nesta quinta-feira (28), a presidente Daniela Borges.

 

Daniela Borges é advogada tributarista há mais de 20 anos e presidiu a Comissão Nacional da Mulher Advogada entre os anos de 2019 e 2021. É sócia e exerce advocacia no escritório Didier, Sodré e Rosa. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestre em Direito Tributário também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), atualmente é Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (em curso). É professora de Direito Tributário e Direito Financeiro na graduação dos Cursos de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Faculdade Baiana de Direito – FBD e na Pós-Graduação do Curso da Faculdade Baiana de Direito e da Universidade Católica de Salvador. Tem pesquisa e artigos escritos na área tributária, tributação e gênero e direitos das mulheres.

 

Apresentado pela advogada Karina Calixto, e com o advogado João Liberato Filho como co-apresentador, o JusPod, podcast jurídico do Bahia Notícias, vai ao ar quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir de 19h, no canal do Bahia Notícias no Youtube.

 

APRESENTADORA

Karina Calixto é sócia do Escritório Tiago Ayres Advocacia. Professora da Fundação Visconde de Cairú, também é membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-BA e especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito.

 

Já João Liberato Filho é sócio do Liberato de Mattos advocacia e consultoria, professor de processo civil, mestre e doutorando em Direito pela UFBA. Membro Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP), também é membro do IAB – Instituto dos Advogados da Bahia – e secretário geral da Comissão de Processo Civil da OAB-BA. 

 

Assista destaques dos episódios anteriores:

 

Luiz Viana relembra “derrota” em eleição da OAB e explica por que se afastou da gestão de Simonetti

Juiz Pablo Stolze explica como reforma do Código Civil pode tirar cônjuge da lista de “herdeiros necessários”

Promotor Rudá Figueiredo alerta sobre importância de plano de carreira: “O povo faz concurso pensando que vai andar todo de Gucci”

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caminhão boiadeiro tomba e animais morrem em acidente no Extremo Oeste baiano

Um motorista, de 39 anos, ficou ferido e vários animais morreram em um acidente em um trecho da BA-460 de Barreiras, no Extremo Oeste baiano. Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu na altura do povoado de Placas, zona rural de Barreiras. A suspeita é que o condutor perdeu o

Duas vítimas de acidente na BR-242 morrem no Hospital do Oeste

Duas vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira (26), que envolveu um micro-ônibus e uma caminhonete na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia, faleceram na madrugada deste sábado (27), no Hospital do Oeste, em Barreiras.   De acordo com o G1, identificadas como Dulcinéia Aurora de Oliveira, cobradora do micro-ônibus, e Cleide Marques Ferreira, passageira

Médico sequestrado na Pituba é libertado nesta sexta-feira; vítima foi encontrada na cidade de Castro Alves

O médico otorrinolaringologista e professor universitário, que foi sequestrado na última quarta-feira (24), no bairro da Pituba,  foi libertado no fim da manhã desta sexta-feira (26). O profissional, identificado como Gilson Meirelles, atuava em um hospital de Salvador e uma universidade particular.  Ele também já fez parte da equipe médica do Esporte Clube Vitória.   A Polícia Civil, comunicou, por