Mesmo com suspensão de licitação na Justiça, governo prevê início das obras do VLT para julho

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mesmo com a suspensão da licitação do VLT do Subúrbio feita pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) estipulou um prazo para o início das obras do modal. 

Em nota emitida na terça-feira (26), a CTB projetou o começo da implantação do novo sistema de transporte para julho deste ano. “Todos os esforços estão concentrados para garantir que a obra do VLT seja cumprida dentro do esperado”, afirmou Ana Claudia Nascimento, presidente da CTB, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

Na segunda (25), o TJ-BA deferiu a liminar após uma ação popular do vereador soteropolitano Sidninho (Podemos). O edil alega que, apesar de a licitação do modal ter ocorrido na na modalidade concorrência pública, pelo critério de julgamento o menor valor de contraprestação anual de operação, “os documentos que compõe o aludido procedimento administrativo possuem graves ilegalidades, inclusive, o futuro contrato administrativo da concessão, mais o termo de referência”.

No mesmo dia, a Companhia informou que recebeu propostas concorrentes à licitação do projeto, sem intercorrências e sem interposição por parte das empresas e consórcios que participam da disputa. Na manhã de ontem, a presidente Ana Claudia informou que o órgão ainda não foi intimado sobre a decisão da Justiça.

“O projeto do VLT foi lançado em dezembro de 2023, com todo cuidado técnico, e amplamente divulgado na imprensa, nos canais oficiais do Governo, nas redes socais e junto à comunidade, com a realização de algumas audiências públicas com a população e também com Ministério Público. O assunto foi tratado no Tribunal de Contas e, dentro do próprio processo licitatório, houve um período de questionamentos, onde tanto licitantes ou interessados poderiam fazer os seus pedidos de esclarecimentos”, pontuou.

Ainda de acordo com Ana Cláudia, o VLT é um projeto de grande magnitude e relevância para a sociedade e para a mobilidade de Salvador e região metropolitana. “Nós queremos reafirmar que o VLT é uma prioridade deste governo, porque entende a urgência e a necessidade de um transporte de qualidade para a RMS, especialmente para a região do Subúrbio Ferroviário. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já está envolvida no processo e adotará todas as providências necessárias, dentro da legalidade”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Morre Liliane Albiani, esposa do desembargador Mário Albiani Júnior

Liliane Mattos Ferreira Albiani Alves, esposa do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mario Albiani Júnior, faleceu neste sábado (27).    De acordo com informações do TJ-BA, o velório ocorrerá ainda neste sábado, no cemitério Jardim da Saudade, às 17h.  

Médico sequestrado em Salvador relata momentos de tensão e negociações com criminosos

Após ser libertado no fim da manhã de sexta-feira (26), o médico otorrinolaringologista e professor universitário, Gilson Meirelles, que foi sequestrado na última quarta-feira (24) no bairro da Pituba, em Salvador, concedeu uma entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da Rede Bahia, veiculada neste sábado (27). Em seu relato, Meirelles descreveu os momentos vividos durante

Vídeo: PF prende estivador com 10kg de cocaína no Porto de Santos

São Paulo — Cerca de 10 kg de uma substância com características de cocaína, embalada em tijolos, foram descobertos nessa sexta-feira (26/4) em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo (vídeo abaixo). Um estivador foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) por tráfico internacional de drogas. Policiais Federais do