Mulher com dengue morre após voltar de UBS, desmaiar e bater a cabeça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nessa terça-feira (26/3), uma moradora do Sol Nascente morreu, a princípio, em decorrência de um quadro de dengue. Marta Oliveira da Silva (foto em destaque), 39 anos, chegou a procurar atendimento médico, mas não conseguiu ser socorrida a tempo.

De acordo com o comunicado feito por colegas de Marta, ela estava com sintomas graves de dengue e buscou, por três vezes, atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do local onde morava, na região da Fazendinha, e na Unidade Básica de Saúde 15 (UBS).

Ela teria sido orientada a voltar para casa, pois não tinha médico disponível nos locais de atendimento. Os sintomas pioraram e ela chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após sofrer sangramentos no nariz.

De acordo com amigos, enquanto aguardava pelo socorro, a mulher desmaiou e, na queda, bateu a cabeça – o que, segundo a família dela, teria lhe causado um aneurisma.

Marta foi levada em estado grave para o Hospital de Base no último domingo (24/3), onde ficou internada até essa terça. A causa da morte ainda é investigada.

Segundo a amiga Andreia Lopes Melo, 39 anos, a mulher também havia sido diagnosticada com pressão alta antes de contrair dengue, porém, não conseguia acompanhamento pela rede pública de saúde.

“Nossa comunidade está vivendo uma situação muito difícil. Não conseguimos atendimento, exames de rotina e consultas aqui. Nosso grito é pela nossa saúde. Tem que esperar morrer para ser socorrido? Como fica a situação dos filhos da Marta agora? Ela era uma mulher que vivia em situação de vulnerabilidade social”, lamenta Andreia.

A vítima era aluna do Projeto Cidadã-Alfabetização, promovido pela Universidade Católica de Brasília em parceria com as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.

Ela também participava das rodas de conversas do Coletivo Junto Somos Mais Fortes e buscava conseguir melhores condições de vida. A mulher deixa 10 filhos.

O corpo de Marta foi enterrado nesta quinta-feira (28/3) no Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga. Quem puder ajudar a custear o velório, a família está arrecadando dinheiro por meio da chave Pix [email protected] (e-mail).

Iges Procurado pela reportagem, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelo Base pelas UPAs do DF, disse que a paciente recebeu classificação laranja quando passou pela UPA de Ceilândia. Porém, alega que Marta foi atendida, medicada e teve exames prescritos.

“Todos os resultados estavam normais, sem plaquetopenia. Já tinha IGG positivo de dengue, o que significa que a fase ativa da doença já havia passado. Recebeu orientações e foi liberada. A mesma paciente deu entrada no Hospital de Base no dia 24/03 por AVC em janela (hemorrágico) e evoluiu para morte encefálica. O IgesDF reitera que não houve falta de atendimento à paciente em nenhuma das situações”, afirmou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bom Jesus da Lapa: Polícia Civil cumpre mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e homicídio

Uma operação policial liderada pelo Delegado Marcos Aurélio de Oliveira Porto foi realizada, na última sexta-feira (26), com o objetivo de executar mandados de prisão e busca e apreensão. Durante a ação, um mandado de prisão foi cumprido contra D.B.B, de 23 anos, acusado de homicídio.   Além disso, foram realizados mandados de busca e

Alexandre Correa volta a detonar ex-cunhados em polêmica de imóvel

Alexandre Correa está morando em um apartamento em São Paulo, que comprou com a ex-esposa Ana Hickmann. Entretanto, ele não parece muito satisfeito com a moradia. Nas redes sociais, reclamou que recebeu um imóvel “abandonado” pelos ex-cunhados. O apartamento estava sendo habitado por Fernanda Hickmann e sua família, mas ela deixou o imóvel depois que

Um homem e duas mulheres são detidos com armas, munições e faca em Carinhanha

Um homem de 48 anos e duas mulheres, uma de 46 e outra de 26 anos, foram detidos na Vila São José, conhecida como Cheira Cabelo, localizada no trecho da BR-030, em Carinhanha, na tarde desta sexta-feira (26). Com o trio, a polícia apreendeu duas armas de fogo, vinte munições e uma faca tipo punhal.