OAB pede à Lira inclusão em pauta do PL sobre custas para execução de honorários

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ofício entregue pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pede que a Casa inclua na pauta de votação o projeto de lei 4538/2021, que trata da desobrigação da antecipação de custas processuais para a execução de honorários advocatícios. 

 

No encontro desta quarta-feira (27), Lira se comprometeu a encaminhar o texto para o colégio de líderes, e posteriormente, remeter ao plenário da Câmara. 

 

“Esta medida é de suma importância para garantir os direitos e prerrogativas da advocacia. A exigência de antecipação de custas para a execução de honorários representa um ônus injusto e, muitas vezes, limitador para os advogados e advogadas em suas atividades profissionais. Confiamos na sensibilidade da Câmara dos Deputados para pautar e aprovar este projeto, que beneficiará toda a classe jurídica do país”, disse Simonetti.

 

O PL é de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) e altera o Código de Processo Civil, para dispensar o advogado do adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários advocatícios. Aprovado em 2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o texto ainda não chegou a ser pautado para o plenário.

 

Beto Simonetti pediu ainda apoio para o PL 2.642/2021, que “altera a legislação processual penal para aprimorar as garantias processuais e as prerrogativas da advocacia”. A proposta é de autoria do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Um homem e duas mulheres são detidos com armas, munições e faca em Carinhanha

Um homem de 48 anos e duas mulheres, uma de 46 e outra de 26 anos, foram detidos na Vila São José, conhecida como Cheira Cabelo, localizada no trecho da BR-030, em Carinhanha, na tarde desta sexta-feira (26). Com o trio, a polícia apreendeu duas armas de fogo, vinte munições e uma faca tipo punhal.

Brasil supera número de casos de chikungunya de 2023

O Brasil registrou 158.382 casos prováveis de chikungunya em 2024, segundo dados do Painel de Arboviroses, com informes diários de dengue, zika e chikungunya, do Ministério da Saúde atualizado nessa sexta-feira (27/4). O número supera a taxa total de 2023, 158.061. Apesar da alta nos registros da doença, o percentual não bateu o recorde da

Morre Liliane Albiani, esposa do desembargador Mário Albiani Júnior

Liliane Mattos Ferreira Albiani Alves, esposa do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mario Albiani Júnior, faleceu neste sábado (27).    De acordo com informações do TJ-BA, o velório ocorrerá ainda neste sábado, no cemitério Jardim da Saudade, às 17h.