TAGS

Paciente denuncia hospital da rede estadual por demora para realizar cirurgia; entenda caso

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Além de enfrentar problemas de saúde severos decorrentes de miomas uterinos, a paciente Ramona Oliveira, de 42 anos, tem passado por problemas relacionados à demora por uma consulta com anestesista para conseguir realizar cirurgia de retirada desses tumores benignos.

 

Segundo a paciente, o problema é que o Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), onde ela vai realizar o procedimento, só tem disponibilidade para consulta com anestesista no mês de julho de 2024. De acordo com Ramona, a espera seria muito grande, já que ela tem enfrentado hemorragias e coágulos por conta do problema. 

 

“Estou com miomas e estou precisando de uma consulta com anestesista. Já fiz todos os exames, mas só tem consulta com anestesista para julho no Hospital da Mulher. E aí eu já tive hemorragia duas vezes neste mês. Estou tomando um remédio para sangramento, tive consulta semana passada com o médico e ele disse para continuar tomando a medicação. Só que esse remédio não é um anti-hemorrágico, é só para não ficar sangrando como estava. Porém, eu só preciso da consulta com o anestesista e depois retornar ao médico para marcar a cirurgia”, detalhou Oliveira. 

 

De acordo com a paciente, o hospital alega que a demora acontece por conta da falta de espaço na central de regulação da Sesab e da própria unidade. “Falaram que a demora era por conta da central de marcação de lá mesmo do hospital. O hospital é Sesab, disseram que só tinha vaga para o mês de julho e pronto”, lamentou. 

 

A paciente disse ainda que já realizou todos os exames prévios necessários para a realização da cirurgia, e que aguarda somente a consulta e um exame preventivo. Ramona comentou que precisou inclusive de atendimentos de urgência e emergência em UPAs de Salvador, quando passou por hemorragias. 

 

“Nas UPAs passei por atendimentos de urgência e emergência nos momentos que tive sangramento para tomar o anti-hemorrágico. Os exames eu fiz todos pela Policlínica de Narandiba. Fiz exame de sangue e eu tenho um preventivo para fazer. Eu até já tinha feito eles no ano passado, só não tinha marcado uma cirurgia e os exames acabaram vencendo, e eu tive que repetir tudo de novo”, apontou. 

 

“Eu já fiz ressonância, pois eu fui primeiro para uma médica de endometriose. E aí ela pediu todos os exames e eu fiz. Já passei pelo cirurgião que é o que vai fazer a minha histerectomia para tirar o útero e o mioma, e aí eu só preciso agora mesmo da consulta com um anestesista”, reforçou a paciente. 

 

Ramona relatou que já sofre com o problema de saúde desde o ano passado e que sua situação tem piorado bastante desde o mês de novembro. Ela esclareceu que mesmo os médicos sabendo da gravidade e urgência de sua situação, não conseguiu marcar a cirurgia. 

 

“Eu preciso ser encaminhada para cirurgia, eu já estou até com a guia na mão. Estou tendo sangramentos, hemorragias, coágulos de sangue e eu preciso, mas depende só da consulta com o anestesista. Sofro com este problema já tem um ano,  e entre novembro e dezembro comecei este processo de consultas e exames. Minha situação tem piorado bastante nas últimas semanas”, alertou. 

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o Instituto Fernando Filgueiras (IFF) respondeu apenas que “a paciente encontra-se em processo diagnóstico para agendamento do procedimento, tendo consulta agendada para o próximo dia 01/04”. “O tratamento segue dentro do previsto no protocolo clínico da especialidade pela qual a paciente está sendo acompanhada”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

O ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos, morreu neste domingo (28), aos 85 anos. De acordo com publicação do Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o político participava de um evento do pré-candidato a prefeito da cidade do sudoeste baiano, José Luciano Santos Ribeiro (União Brasil), quando passou mal e sofreu infarto.   

Morre paciente de 27 anos alvejado dentro do Hospital de Brumado

Morreu o jovem de 27 anos, que foi baleado na madrugada deste sábado (27), no Bairro Baraúnas, em Brumado. Ele estava internado no Hospital Municipal recebendo atendimento médico neste domingo (28), quando foi surpreendido por dois homens. Estes fingiram estar passando mal e invadiram a unidade de saúde por volta de 11h30. Com capacetes, os

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida na BA-120, em Ibirataia

Um acidente grave ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) na Rodovia BA-120, no trecho do município de Ibirataia, no Médio Rio de Contas. O incidente envolveu uma motocicleta ocupada por um casal e um carro, resultando na morte do motociclista e ferimentos em uma mulher.   Segundo informações do Blog Marcos Frahm, parceiro do Bahia