Lula sobre quem mora fora do Plano: 2h no ônibus e R$ 11 de passagem

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou o transporte público no Distrito Federal. Segundo o mandatário, quem mora fora do Plano Piloto passa muito tempo dentro dos ônibus e paga um valor elevado de passagem.

A fala ocorreu em agenda no Sol Nascente, onde o chefe do Executivo fez uma série de apontamentos sobre a região e a capital do país.

“Para conseguir um diploma de técnico de nutrição, a Maria Francilene precisava se deslocar todos os dias para o Plano Piloto. Para quem vai de ônibus, são quase 2 horas na ida, 2 na volta, além de R$ 11 o custo do ônibus. Não é possível”, criticou, citando o exemplo da filha de uma líder comunitária chamada Iraneide.

Lula complementou dizendo que “decidiu” o impasse. “A filha da dona Iraneide não vai mais ao Plano Piloto, o Plano Piloto vai vir até aqui trazer a educação que ela precisa para se formar”, disse, sob aplausos.

DF em pauta Ao longo do discurso, Lula ainda citou outras questões pertinentes ao DF. No lado positivo, para ele, está a estruturação do Sol Nascente, considerada a maior favela do Brasil.

“Sol Nascente não tem nada a ver com aquilo que a gente conhece de favela em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará… isso aqui é melhor do que muitos bairros de classe média baixa em São Bernardo do Campo (SP). Eu imaginava que ia chegar aqui e encontrar um lugar com pedaço de madeira, que não tinha rua, não tinha nada. Quando desço aqui, era uma cidade. Isso se deve à organização de vocês e do atendimento do Poder público.”

Quando o assunto foi cultura, Lula pontuou que o Brasil viveu sem ministério específico para o tema, sob  ogoverno de Bolsonaro (PL), e lembrou o caso do Teatro Nacional de Brasília. “Este país está tão abandonado que a capital do país tem um Teatro Nacional há 10 anos fechado!”, criticou.

Veja como foi o evento:

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Coleta de lixo em Salvador deve ser normalizada até sábado após paralisação dos garis

A Limpurb informou que a coleta de lixo em Salvador deverá retornar ao ritmo normal até este sábado (27), após a paralisação nacional...

Arraiá da Prefs reúne 1,1 milhão de pessoas e se consolida como um dos maiores eventos juninos de Salvador

Arraiá da Prefs 2026 encerrou sua segunda edição reunindo 1,1 milhão de pessoas e mais de 100 atrações gratuitas no Centro Histórico de...

MG: veja os serviços do Governo que funcionam durante jogo do Brasil

Minas Gerais terá mudanças no funcionamento de serviços na próxima segunda-feira, 29 de junho, em função da partida da seleção brasileira contra o...