Argentina não interfere na Justiça de outro país, diz chanceler de Milei sobre STF e Musk

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, afirmou nesta segunda-feira (15) que seu governo jamais vai interferir em processos judiciais de outros países.

A declaração ocorreu após Mondino ser questionada sobre o encontro, na semana passada, do presidente argentino, Javier Milei, com o bilionário Elon Musk. Na ocasião, segundo a assessoria de Milei, o líder argentino “ofereceu colaboração” no conflito entre o empresário, dono da rede social X (antigo Twitter), e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) no Brasil.

“Os temas internos e posições de cada país são próprios de cada país. O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou judiciais de cada país. Confiamos na Justiça de cada país, nós defendemos a liberdade de expressão de todos”, declarou Mondino.

A fala ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, onde Mondino realizou uma reunião com o chanceler Mauro Vieira.

Presidente da Tesla, Musk é ídolo da direita bolsonarista. O bilionário é ainda referência para líderes da direita radical no mundo. Nos últimos dias, recebeu Milei, que também é aliado de Bolsonaro e tem no ex-presidente dos EUA Donald Trump uma inspiração

Musk protagonizou um recente embate com o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O bilionário defendeu o impeachment de Moraes, chegou a chamá-lo de ditador do Brasil e reclamou das decisões do Supremo que tiraram do ar perfis na rede X. O magnata também afirmou que derrubaria as restrições impostas pelo Judiciário do país.

“Como @alexandre se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula em uma coleira”, escreveu o empresário em 8 de abril, na rede social, junto com um emoji de risada.

Ele disse ainda que Moraes tirou “Lula da prisão” e influenciou na eleição, ecoando discurso de apoiadores de Bolsonaro, e que por isso o atual mandatário não se opõe ao magistrado.

Os ataques de Musk contra Moraes provocaram uma reação dos demais ministros do STF. Além do mais, Moraes incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais.

O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, divulgou nota para afirmar que decisões judiciais podem ser objetos de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Já o ministro Edson Fachin disse à Folha que descumpri-las é “subversão da ordem”.

O episódio serviu ainda para que aliados de Lula renovassem a defesa pela regulação das redes sociais e das bigs techs no país.

O próprio Lula se envolveu na troca de farpas e disse que Elon Musk nunca produziu “um pé de capim no Brasil”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que ficará no cargo. Sua permanência à frente do governo do país europeu foi posta em xeque após sua esposa tornar-se alvo de investigações, e o próprio premiê havia sugerido que poderia vir a renunciar. Após a instauração da investigação

Rompimento de barragem deixa mais de 40 mortos no Quênia

Pelo menos 45 pessoas morreram no rompimento de uma barragem em uma cidade de Nairóbi, capital do Quênia, no momento em que o país enfrenta chuvas torrenciais e mantém as escolas fechadas. “Até o momento, recuperamos 45 corpos da tragédia. A equipe no local está sobrecarregada, mas as buscas prosseguem”, declarou por telefone à AFP

Protestos pró-Palestina em universidades dos EUA já registram mais de 800 presos

Mais de 800 manifestantes já foram presos nos protestos pró-Palestina que se espalham por universidades dos EUA desde 18 de abril. Além das prisões, estudantes enfrentam suspensões e, em episódios raros, expulsões de faculdades, com casos na Universidade de Yale, na Universidade do Sul da Califórnia, na Universidade Vanderbilt e na Universidade de Minnesota. Só