Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

Publicado:

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada Tabata Amaral (PSB), com 14,7%.

Em seguida, aparecem Kim Kataguiri (União) com 9,4% e Marina Helena (Novo) com 3,5%. Disseram votar nulo ou em branco 2,2% e 0,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Altino Prazeres Jr. (PSTU) não pontuou.

O resultado da Atlas/CNN Brasil é semelhante aos das pesquisas Datafolha e RealTime Big Data divulgadas no início de março: Boulos e Nunes também têm empate técnico, embora os porcentuais de intenção de voto variem em cada levantamento.

O instituto Atlas Intel entrevistou 1.629 moradores da cidade de São Paulo entre os dias 18 e 22 de abril. O nível de confiança é de 95% e o método utilizado foi o Recrutamento Digital Aleatório (RDA). Diferente do tradicional no Brasil, onde os institutos de pesquisa abordam os entrevistados na rua ou em suas casas, o Atlas realiza as entrevistas online por meio de formulários que aparecem para os usuários durante a navegação na internet.

Todos os pré-candidatos cresceram na comparação com a pesquisa do mesmo instituto realizada entre os dias 25 e 30 de dezembro de 2023, com exceção do nome do PSTU. Os levantamentos não são diretamente comparáveis porque a lista de candidatos é diferente, mas são úteis para indicar os desdobramentos das articulações políticas nos últimos meses.

Na primeira pesquisa, o deputado federal bolsonarista Ricardo Salles (PL) tinha 17,6%. Porém, ele teve a candidatura barrada pelo PL, partido que, com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decidiu apoiar a reeleição de Ricardo Nunes. Sem Salles, o prefeito cresceu 15,7 pontos porcentuais.

O número de indecisos também despencou. Há quatro meses, 14,1% não sabiam responder em quem votariam, índice que agora é de 0,9%. A eleição paulistana ganhou espaço no noticiário neste período por causa das articulações feitas pelos pré-candidatos.. Além do apoio de Bolsonaro a Nunes, Marta Suplicy retornou ao PT para ser vice de Boulos e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) fez movimentos para se aliar com Tabata e pode ser colega de chapa da deputada.

A pré-candidata do PSB cresceu 8,5 pontos porcentuais, enquanto o crescimento de Boulos foi de 6,1 pontos, de Kataguiri, 4,1 p.p. e de Marina Helena, 2,9 p.p, sempre na comparação com dezembro. A primeira pesquisa também tinha Marcos Vinholi como candidato pelo PSDB.

Empate técnico se repete no segundo turno

A pesquisa também testou cenários de segundo turno entre Nunes e Boulos e Nunes e Tabata. Em ambos os cenários os pré-candidatos estão empatados dentro da margem de erro. Segundo a CNN Brasil, o instituto Atlas não realizou um cenário de enfrentamento entre Boulos e Tabata porque entende que eles disputam o mesmo eleitorado não-bolsonarista.

Nunes x Boulos:

Ricardo Nunes: 44,8%

Guilherme Boulos: 44,3%

Branco/nulo: 9,9%

Não souberam: 1%

Nunes x Tabata

Tabata Amaral: 44,3%

Ricardo Nunes: 42,6%

Branco/nulo: 11,4%

Não souberam: 1,7%

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação de moradores pede “diálogo transparente e democrático” sobre revitalização do Rio Vermelho

Diante das preocupações levantadas por empresários imobiliários acerca do futuro da...

Rua de estádio do Palmeiras vira rio durante tempestade em São Paulo

Rua de estádio do Palmeiras se transforma em rio durante tempestade em São Paulo A forte tempestade que assolou a cidade de São Paulo...

O dia vira noite: São Paulo entra em estado de atenção com tempestade

São Paulo fica em alerta com tempestade que escurece o dia São Paulo foi surpreendida por uma tempestade na tarde desta sexta-feira (24/1), resultando...