Chacina de Vigário Geral será tema de livro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Chega às livrarias em 27 de maio “Massacre em Vigário Geral”, livro-reportagem que resgata a história de uma das maiores chacinas que aconteceram no Rio de Janeiro. O lançamento é da editora Record.

Em agosto de 1993, a Polícia Militar executou 21 pessoas inocentes na favela da Zona Norte carioca. Escrita pelos jornalistas Elenilce Bottari, Elba Boechat e Chico Otávio, a obra reconstitui os fatos da madrugada de 29 para 30 de agosto, e também o que aconteceu nos dias subsequentes, com a repercussão internacional e a apresentação da denúncia, que foi feita às pressas e foi considerada frágil.

O livro se debruça sobre documentos, processos judiciais e perícias, além de depoimentos. Dois deles são inéditos, como o da sobrevivente Núbia Silva dos Santos, que tinha 9 anos à época. Ela perdeu nove pessoas da família na chacina, mesma quantidade de filhos que tem hoje.

“Meus filhos vieram para preencher esse vazio que ficou”, disse aos autores.

Também há o relato do ex-PM José Fernandes Neto, apontado como responsável por convencer os demais PMs a não matarem crianças. Ele foi preso pela chacina, conseguiu progressão de pena e hoje trabalha como taxista.

“Nós matamos a família deles”, relatou o ex-policial.

A obra faz também uma análise da corrupção e da violência policial. A apuração dos autores revela que, 30 anos após o crime, a trajetória de alguns dos envolvidos fortaleceu milicianos do Rio de Janeiro.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: “Humilhação”

Nesta quarta-feira (1º), foi ao ar o podcast 'Desculpa Alguma Coisa', apresentado por Tati Bernardi, no YouTube, que contou com a participação da atriz Bianca Rinaldi. A ex-paquita de Xuxa Meneghel contou alguns detalhes dos bastidores do programa e falou sobre a convivência com a diretora Marlene Mattos, que comandava a atração na TV Globo.

SBT anuncia a saída de Christina Rocha da emissora. Leia a nota!

A apresentadora Christina Rocha deixou o SBT nesta quinta-feira (2/5). A notícia foi dada pela assessoria da emissora, que emitiu um comunicado oficial sobre a situação. No texto, é informado que o SBT e Christina Rocha decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato artístico entre as partes. A apresentadora foi contratada pela primeira vez na

Mazzafera compartilha nova certidão de nascimento: ‘Maya’

Influenciadora estava afastada das redes sociais desde o final do ano passado, quando iniciou a transição; em sua biografia do Instagram, agora tem os pronomes ela/dela Montagem: Instagram/@matmazzafera/YoutTube/Matheus Mazzafera Nos primeiros minutos de publicação, os comentários estavam ativados e diversos famosos apoiaram a influenciadora Matheus Mazzafera oficializou nesta quinta-feira (5) uma importante mudança em sua