Comerciantes da região sisaleira são alvos de Operação da PF contra garimpo ilegal de ouro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Serra Dourada, que combate a mineração ilegal de ouro, em Santaluz. Segundo a Polícia Federal (PF), a ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho do ano passado.

 

Ao todo, os policiais cumprem 30 mandados de busca e apreensão em Santaluz, Tucano, na mesma região; e em São Paulo (SP). Nesta última fase da operação, a PF identificou comerciantes que adquirem o ouro extraído de forma ilegal na região para revender em outros estados, em forma de barra ou já transformados em joias.

 

Na operação de junho de 2023, a investigação apontava que os investigados – que praticavam a extração ilegal de ouro há anos – tinham evoluído no crime para a construção de laboratórios.

 

Nesses locais, eles recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, com processo químico industrial. O ouro é extraído do “rejeito” por meio da chamada lixiviação, com o uso de grande quantidade de cianeto de sódio.

 

A PF também informou que o uso ilícito de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

 

Os investigados vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, eles podem ficar presos em até 29 anos. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vídeo. Soldado detalha torturas sofridas na PMDF: “Cansaram de bater”

O soldado que denunciou ter sido vítima de tortura durante o curso de formação do Patrulhamento Tático Móvel, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), contou em detalhes as oito horas de violência que sofreu dentro da corporação. As agressões ocorreram em 22 de abril. Em entrevista ao Metrópoles Danilo Martins, 34 anos, destacou que os

Saiba quem é o lobista alvo de mandado em operação desdobramento da Faroeste

A Operação Mascavado, deflagrada nesta terça-feira (30) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Polícia Federal, cumpriu mandado de busca e apreensão contra Anderson Campos Gama, apontado como lobista dentro do esquema criminoso desvendado pela Operação Faroeste. A identidade foi confirmada em informação repassada ao Bahia Notícias.    Segundo investigação do MP-BA, Anderson atuava

Faroeste: CNJ prorroga prazo para conclusão de PAD contra desembargadora do TJ-BA e mantém afastamento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cassinelza da Costa Santos Lopes, afastada das suas funções até que o processo administrativo disciplinar (PAD) contra ela seja concluído. À unanimidade, o plenário seguiu o voto do relator, o conselheiro Giovanni Olsson.    Cassinelza da Costa Santos