TAGS

Devotos celebram dia de São Jorge com missas e procissões em Salvador; veja programação

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os devotos e fiéis de São Jorge, conhecido como santo guerreiro da Capadócia, participam de programações especiais nesta terça-feira (23) Na Paróquia São Jorge, a única da Arquidiocese de São Salvador da Bahia dedicada a ele, os festejos tiveram início com a alvorada às 5h.

 

Depois, foi celebrada missa às 8h e posteriormente às 13h a igreja terá outra celebração eucarística em honra ao santo. Às 16h os fiéis sairão em procissão, do Largo de Roma até a Matriz (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa – Jardim Cruzeiro, Salvador). O ponto alto das homenagens será a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, às 19h.

 

No Centro Histórico da capital baiana, a Devoção a São Jorge também teve início as com alvorada às 5h, na Igreja e Convento São Francisco (Largo do Cruzeiro, no Pelourinho). Os devotos também participaram de um café da manhã partilhado, às 7h30. Depois disso, foi celebrada a Missa Solene às 8h, sob a presidência do frei Pedro Júnior Feitas da Silva, OFM, e foi seguida de procissão.

 

HISTÓRIA DE SÃO JORGE

Nascido na Capadócia, oficial do exército de Diocleciano, São Jorge morre mártir em 303, entre atrozes torturas, por não negar sua fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano. Famoso o episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.

 

São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Festa de São Jorge

QUANDO: 23 de abril

ONDE: Paróquia São Jorge (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa, Jardim Cruzeiro) e Igreja e Convento São Francisco (Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico de Salvador)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PM apreende 5kg de cocaína em trecho de rodovia federal no oeste da Bahia

Dois homens foram presos por policiais militares da 86ª CIPM na madrugada desta quinta-feira (30) suspeitos de tráfico de drogas. Com eles foram encontrados 5kg de cocaína durante abordagem na BR-135, município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.    Segundo a PM, os agentes realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados para

Três mortes são registradas em ações policiais em Salvador; veja bairros

Salvador registrou ao menos três mortes de suspeitos em confrontos com policiais militares entre a tarde de quarta-feira (29) e madrugada desta quinta (30). De acordo com a Polícia Militar, o primeiro confronto aconteceu na Rua Luís Eduardo Magalhães, no bairro de Itapuã, na tarde de quarta, e terminou com as mortes de dois homens.

Antonio Calloni é dispensado da Globo após 38 anos: “Perdeu o emprego”

O ator Antonio Calloni se despediu da Globo após 38 anos de emissora. Em um texto compartilhado nas redes sociais, o veterano de 62 anos, que estava no ar com a novela 'Renascer', dando vida ao personagem Belarmino, comunicou a saída.           Ver essa foto no Instagram