EUA vetam adesão plena da Palestina à ONU

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


palestina

Confirmando as expectativas, os Estados Unidos vetaram a adesão plena da Palestina à ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto de resolução apresentado pela Argélia, que recomendava à Assembleia-Geral “que o Estado da Palestina seja admitido como membro das Nações Unidas”, obteve 12 votos a favor, um contrário e duas abstenções. A reunião foi realizada na noite desta quinta-feira (18). Para que uma resolução seja aprovada, são necessários nove votos e que nenhum dos cinco membros permanentes – EUA, Inglaterra, França, Reino Unido e Rússia – a vete. Antes de começar, os norte-americanos já tinham deixado a entender que seriam contra. “Fomos muito claros ao afirmar que uma ação prematura em Nova York, mesmo com a melhor das intenções, não fará com que a Palestina seja reconhecida como um Estado”, declarou Vedant Padel, porta-voz do Departamento de Estado, em entrevista coletiva em Washington.

Na opinião do governo Joe Biden, segundo o porta-voz, a Palestina não cumpre as condições para ser considerada um Estado-membro da ONU. “O Hamas, uma organização terrorista, é quem está exercendo poder e influência” na Faixa de Gaza, um dos territórios palestinos, disse Padel. O porta-voz também comentou que, se a Palestina tiver permissão para ingressar no órgão internacional, os EUA “retirarão” seu financiamento. Os EUA são atualmente o maior contribuinte da ONU, doando mais de US$ 18 bilhões no ano passado.

*Com informações das agências internacionais

 

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Hispano-brasileiro é acusado de matar adolescente com espada em Londres

Um hispano-brasileiro de 36 anos, detido após realizar um ataque com uma espada no qual morreu um adolescente de 14 anos em Londres, foi acusado, nesta quarta-feira (1º) de assassinato, informou a polícia. Marcus Aurelio Arduini Monzo foi acusado da morte de Daniel Anjorin nos fatos registrados na terça-feira (30), indicou a Scotland Yard em comunicado.

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

Christopher Gregor, de 31 anos, compareceu ao tribunal na terça-feira, acusado da morte de seu filho Corey, que faleceu em 2021 após sofrer abusos contínuos. Imagens de videovigilância recentemente divulgadas mostram o pai obrigando o filho a correr em alta velocidade em uma esteira, acusando-o de estar acima do peso. Essas imagens foram capturadas no

Desabamento em estrada deixa 48 mortos no sul da China

O desabamento de um trecho de uma via expressa na província chinesa de Guangdong na quarta-feira (1º) matou 48 pessoas, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira (2), enquanto prosseguem as operações de resgate. As fortes chuvas das últimas semanas na região provocaram o colapso de um trecho de 18 metros da estrada, entre a cidade