Homem negro morre nos EUA após ser detido e rendido por policiais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um homem negro morreu após ser detido e algemado pela polícia nos EUA. Os policiais continuaram a aplicar pressão sobre suas costas mesmo após a vítima estar rendida e gritando: “Eu não consigo respirar”.

 

?? Homem negro morre nos EUA após ser detido e rendido por policiais

Confira ?? pic.twitter.com/jXePTj7aey
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) April 26, 2024

De acordo com reportagem do G1, Frank Tyson, norte-americano de 53 anos, foi morto após abordagem policial nos Estados Unidos. Frank estava em um bar quando os policiais chegaram e antes mesmo que eles tentassem rendê-lo, já gritava: “Vocês vão me matar”.

 

O caso ocorreu no último dia 18, mas só veio a público nesta quinta-feira (25), quando foram divulgadas as imagens da câmera corporal de um dos agentes envolvidos na ação. Não é a primeira vez que um caso do gênero acontece nos EUA. Os casos George Floyd e Eric Garner são outros exemplos recentes de violência policial contra a população negra.

 

Em 2014, Garner, outro homem negro, morreu após ser detido por um agente em Nova York e também reclamar que não conseguia respirar. Em 2020, mais um homem negro, George Floyd foi imobilizado pelo policial Derek Chauvin e disse diversas vezes que não conseguia respirar e também acabou morrendo.

 

Desde então, a frase “I can’t breathe”, eu não consigo respirar, em tradução livre, se tornou o slogan de movimentos que protestam contra abusos de policiais contra a população negra, como o Black Lives Matter.

 

De acordo com o canal de TV CBS, após imobilizar Tyson, os policiais ficaram conversando, em tom de brincadeira, com outras pessoas no local. Cinco minutos depois, um policial perguntou ao outro se o detido havia se acalmado e o agente respondeu que ele podia “estar desmaiado”.

 

Alguns minutos se passaram até que os agentes perceberam que Tyson não respondia. Finalmente, um deles disse que seria preciso chamar uma equipe médica, pois não estava mais sentindo o pulso do homem.

 

Os policiais tentaram fazer massagem cardíaca em Tyson, e o homem chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu e foi declarado morto menos de uma hora após dar entrada na emergência.

 

Segundo a imprensa americana, os policiais foram ao local em resposta a um chamado de acidente de carro. Havia apenas um carro na cena, sem motorista, e uma pessoa que estava passando apontou um bar de veteranos de guerra, como sendo o local onde o responsável estaria.

 

Tyson havia sido liberado da prisão no último dia 6 de abril, após passar 24 anos em detenção por envolvimento em um caso de sequestro e roubo. Ele se encontrava em uma lista de violadores da liberdade condicional por não ter se reportado a um oficial de justiça alguns dias antes.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pedro Godinho é reeleito ao cargo de desembargador titular do TRE

Na manhã desta quarta (8), o Juiz de Direito, titular da 8ª vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, Pedro Rogério Castro Godinho, foi reconduzido ao cargo de Desembargador Eleitoral Titular, reeleito em sessão extraordinária para ocupar uma cadeira no Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA).   Ao total, 57 desembargadores votaram e escolheram entre

Sindicato de jornalistas acusa Uesb de favorecer acusado de assédio moral em investigação interna

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) considerou parcial e cheio de vícios um processo que investigava uma acusação de assédio moral atribuída a um professor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb). Em nota emitida nesta terça-feira (7), o sindicato criticou a instituição, afirmando que o processo administrativo [PAD] "foi montado sob medida para

Celulares e moto com sinal adulterado são apreendidos na Fazenda Grande do Retiro

Dois celulares e uma motocicleta com sinais de adulteração foram recuperados por investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos (DERRC), na terça-feira (7), no bairro da Fazenda Grande do Retiro. Um dos aparelhos foi roubado horas antes da ação policial. Um homem foi preso em flagrante.   A vítima transitava pelo bairro