Irã tem a 14ª maior força militar do mundo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O ataque do Irã a Israel no final de semana foi uma breve exibição da capacidade militar iraniana. Apesar de viver sob sanções há anos, o país está entre as 15 principais potências militares do mundo.

O Irã tem a 14ª maior força militar do mundo, segundo levantamento do Global Fire Power -site internacional que mede as forças militares e faz um ranking anualmente.

A lista de 2024 é baseada em mais de 60 fatores e tem 145 países. Nesse mesmo ranking, Israel aparece na 17ª colocação.

O país tem 650 mil militares, de acordo com dados de 2023 do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, um centro de estudos britânico. No Irã, a Força Aérea e a Marinha não são braços separados, como no Brasil e em outros países – lá, estão subordinadas ao Exército.

A Guarda Revolucionária iraniana seria responsável por 190 mil desses combatentes. Apesar de ter menos tropas que o Exército regular, a Guarda é considerada a força militar de maior autoridade no Irã.

Ao todo, o Irã tem 1.996 tanques. Ainda segundo dados do Global Fire Power, o país tem também 551 aeronaves em sua força aérea, e 101 embarcações em sua força naval.

Os mísseis do Irã são a peça-chave de suas proezas militares. Segundo reportagem de 2020 da BBC, o país tem mísseis principalmente de curto e médio alcance. Eles são capazes de atingir Israel, países do Golfo, bases militares dos EUA na região e também partes da Europa. O jornal O Globo relatou os modelos do arsenal de mísseis do Irã: Fateh-110, com 300 km de alcance máximo; Fateh-313, com 500 km; Kheibar Shekan, com 1.500 km; Sejjil, com 2.000 km; e Somar, com alcance máximo entre 2.000 e 3.000 km.

Já o programa de mísseis de longo alcance do Irã foi paralisado pelo país como parte de seu acordo nuclear de 2015 com países estrangeiros, de acordo com o gabinete estratégico do Royal United Services Institute. No entanto, devido à incerteza em torno desse acordo, o projeto pode ter sido retomado.

ARMAS NÃO CONVENCIONAIS

Apesar de viver anos sob sanções, o país também conseguiu recursos para operar drones, como os que foram usados no ataque a Israel.

CAPACIDADE CIBERNÉTICA

Também segundo a BBC, acredita-se que o Corpo Revolucionário da Guarda Islâmica tenha seu próprio comando cibernético, que trabalha em espionagem comercial e militar.

Oficialmente, o Irã não tem armas nucleares. A Arms Control Association, organização norte-americana que monitora os arsenais nucleares pelo mundo desde 1971, afirma que nove países possuem bombas nucleares.

São eles: EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, Índia, Israel e Coreia do Norte. No entanto, de acordo com o jornal O Globo, o país já teria a plataforma para lançamento de bombas nucleares. Além disso, a quantidade de urânio enriquecido necessária para fabricar esse tipo de arma já estaria perto de ser atingida.

Leia Também: Israel avalia revide a Irã sem causar guerra total, diz imprensa

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

Uma gata chamada Galena viveu uma aventura inusitada e sobreviveu por uma semana sem comida e água após ser enviada acidentalmente por correio de Utah para Califórnia, nos Estados Unidos. Galena, que adorava se esconder em caixas, acabou entrando em uma que seria enviada de volta para a Amazon por seus tutores, Carrie Stevens e

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

A estação de metrô de Hainault, no nordeste de Londres, Reino Unido, foi fechada pela polícia na manhã desta terça-feira, após um "incidente crítico" que resultou na detenção de um homem. A imprensa local relatou que várias pessoas foram esfaqueadas no local, conforme informou a Sky News. A estação de metrô de Hainault foi fechada

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

A Polícia Nacional prendeu hoje um indivíduo de 50 anos por dois assassinatos em Manacor, Mallorca, Espanha. As autoridades foram chamadas ao local devido a um incêndio numa residência. Durante o combate às chamas, encontraram um corpo. A polícia interrogou o irmão do suspeito, que estava na casa e admitiu ser o responsável pelos crimes.