MP fiscaliza universidade em Salvador que oferece curso de pilotagem sem parte prática

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Em ação de fiscalização conjunta, realizada nesta quinta-feira (25), no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), em Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanhou alunos do curso técnico de pilotagem profissional, que foram convidados a renovar matrícula pela universidade por determinação judicial. 

 

A determinação decorre de ação civil pública em trâmite, que busca obrigar a universidade a oferecer as disciplinas práticas do curso, possibilitando a formatura dos alunos. A fiscalização constatou que a universidade não está oferecendo a parte prática.

 

Segundo a promotora de Justiça Leila Seijo, atendendo a pedido apresentado em ação civil pública movida pelo MP-BA, a Justiça havia determinado à universidade que matriculasse os alunos. “Porém, havia o receio de que os alunos fossem cobrados pela efetivação desta matrícula sem que a instituição tivesse disponibilizado as aulas práticas do curso”, explicou ela. 

 

Na ação ajuizada em 2021, o Ministério Público registrou que muitos alunos ficaram endividados por causa do financiamento estudantil feito para viabilizar o curso, alguns perderam o direito à bolsa do Prouni por não terem concluído o curso, que não lhes permite a formatura por não oferecer a parte prática.

 

Na ação conjunta desta quinta, após diálogo estabelecido para saber como será oferecido o curso prático, a Unirb afirmou que receberá as solicitações de matrícula dos alunos e irá analisá-las para que, no prazo de 30 dias, ocorra uma nova reunião no MP-BA. 

 

Também participaram da fiscalização a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). Juntos os órgãos verificaram o funcionamento geral da universidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça mantém indenização do Flamengo a família de vítima do Ninho

A Justiça do Rio de Janeiro manteve na última terça-feira (7/5) o valor da indenização que o Flamengo terá de pagar à família de Christian Esmério, uma das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu em 2019. O Flamengo foi condenado a pagar R$ 2,9 milhões aos familiares de Christian. A família do jovem foi

Senado aprova recriação do DPVAT; cobrança do seguro será feita a todos os proprietários de veículos

Com 41 votos a favor e 21 contra, foi aprovado no Senado, na sessão desta quarta-feira (8), o projeto de lei que retoma o antigo DPVAT agora com o nome de Seguro Obrigatório para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (SPVAT). O projeto, que agora segue para a sanção presidencial, garante a antecipação de R$ 15,7

De mula a barraqueiro: polícia mapeia cargos do tráfico na Cracolândia

São Paulo – Novo relatório do setor de inteligência da Polícia Civil revela as cinco diferentes funções, que incluem até “captar clientes”, exercidas por criminosos para alimentar o tráfico de drogas da Cracolândia, no centro da capital paulista. A região é dominada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo documento policial, ao qual o Metrópoles