Presidência de Câmara no Médio Sudoeste baiano é multado por acumular cargos

Publicado:

O presidente da Câmara de Itambé, no Médio Sudoeste, Paulo Rucas (PSD), foi punido por acusação de acumular cargos públicos. Além de ser vereador, Rucas também atuaria como investigador da Polícia Civil do estado. Os casos teriam ocorrido em 2021 e 2023.

 

Por conta do caso, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) se posicionou nesta quarta-feira (24) pelo afastamento de um dos cargos dos quais ele ocupa. O tribunal ainda multou o legislador em R$ 1 mil. Segundo o TCM, o cargo de investigador tem carga horária de 30 horas semanais.

 

No voto, o conselheiro substituto Alex Aleluia declarou que a atividade da presidência da Câmara não fica restrita aos trabalhos de plenário, já que engloba também a administração da própria Casa.

 

O conselheiro disse ainda que a acumulação é indevida, pois o exercício da Presidência precisa de dedicação integral (exclusiva) ao Legislativo, devendo, assim, o vereador se afastar do cargo efetivo, durante o período de comando da Câmara. Ainda cabe recurso da decisão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo reúne cerca de 20 prefeitos em Valença e destaca o prestígio do Baixo Sul

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu mais de 20 prefeitos e cerca de 10 deputados em Valença, nesta...

Jordávio Ramos acusa gestão de Andrei da Caixa de ‘populismo’ e ‘misoginia’ em Juazeiro

Jordávio Ramos, filho da ex-prefeita Suzana Ramos, fez duras críticas à gestão do atual prefeito de Juazeiro, Andrei da Caixa, acusando-a de focar...

Empresa de ônibus é condenada ao pagamento de R$ 152 mil por morte de passageiro

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que a empresa...