Queda de braços com Bruno Monteiro teria motivado saída de Luciana Mandelli do IPAC; entenda

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

A exoneração de Luciana Mandelli da diretoria geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) nesta quarta-feira (17) não foi uma mera formalidade ou mudança de rumos da instituição. A saída dela teria como pano de fundo uma queda de braço travada contra o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, em que Mandelli acabou perdendo no duelo de forças internas do governo e do próprio PT.

 

O “embate” já se arrastava há meses dentro da gestão Jerônimo Rodrigues (PT) e, conforme apurado pelo Bahia Notícias, nos bastidores a ala política da gestão avaliou não ser possível continuar com os dois no “mesmo local”, ja que o IPAC é um órgão subordinado à Secult.

 

Uma fonte ligada a Jerônimo revelou que teria pesado a favor do secretário a boa relação construída com o governador, além de sua proximidade com o senador Jaques Wagner (PT). De acordo com o interlocutor, Luciana Mandelli teria criado um “clima de tensão” para tentar desestabilizar politicamente a força de Monteiro – em diversas oportunidades, o chefe da Secult foi alvo de fogo amigo, dentro da própria pasta, e, há algum tempo, bastidores apontavam uma ascendência de então diretora do IPAC no processo.

 

Antes da exoneração desta quarta, a reportagem já havia apurado que a ex-diretora tentou articular uma troca de cadeiras para ser alçada ao posto de secretária de Cultura com uma eventual ida de Bruno Monteiro para a Secretaria de Comunicação do Governo. A hipótese chegou a circular em tom de “fofoca”, mas não houve avanço no processo. Ainda asim, ela teria continuado com as investidas.

 

Apesar da saída do IPAC, Mandelli deve ser realocada na estrutura estadual e pode passar a ocupar uma diretoria na Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), atualmente comandada por Elisangela Araújo.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rei Charles retorna às atividades reais após tratamento contra o cânce

Após meses afastado devido ao tratamento contra o câncer, o rei Charles III retomou suas atividades reais nesta terça-feira, 30 de abril. Acompanhado pela esposa, Camilla, o monarca britânico, de 75 anos, visitou um centro de tratamento contra o câncer, onde saudou pacientes e profissionais de saúde. Confira algumas imagens na galeria. Vale ressaltar que

Anderson Leonardo deixou mais de 60 músicas gravadas antes de morrer

Anderson Leonardo morreu na última sexta-feira (26/4), vítima de um câncer inguinal, mas a sua voz deve permanecer no Molejo por um bom tempo. Isso porque, de acordo com Marquynhos Sp, amigo do cantor, o vocalista deixou mais de 60 músicas gravadas para a banda lançar. “Vamos lançar o trabalho novo que já está gravado

Rock in Rio terá programação exclusiva para artistas nacionais

Festival acontece em setembro na Cidade do Rock; gêneros como samba, MBP, pop nacional e sertanejo são alguns dos estilos do ‘Dia Brasil’ Reprodução/TV Globo Ao todo mais de 40 nomes integrarão o lineup nacional Rock in Rio anunciou na última segunda-feira (29), que terá um dia do festival dedicado exclusivamente para artistas nacionais. Nomes