Réu por espancar mulher trans surda é condenado a seis meses de prisão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Acusado de espancar a transexual e deficiente auditiva Juliana Paula (foto em destaque), Geovane Oliveira da Silva foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto, nessa terça-feira (16/4). A decisão partiu do Tribunal do Júri de Sobradinho.

Os jurados reconheceram o ocorrido e a autoria do crime atribuída ao réu. No entanto, decidiram que não houve tentativa de homicídio, mas crime de lesão corporal. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) avalia se vai recorrer da decisão.

O caso ocorreu em janeiro de 2022, em Sobradinho. Geovane dirigia pela Quadra 1, quando viu Juliana, parou o veículo e a convidou para entrar no carro dele. Ela entrou, os dois tiveram relações sexuais nas imediações da Quadra 2, mas, pouco depois, o agressor teria sentido falta de bens pessoais e suspeitado que a vítima o tivesse furtado.

Juliana negou e ainda permitiu que Geovane a revistasse. Ele não encontrou nada com a vítima, mas se exaltou e a fez temer pela própria integridade física, segundo a denúncia.

A passageira desceu do carro e fugiu, mas foi perseguida pelo motorista, que a derrubou no chão e a agrediu com diversos chutes e pisões na cabeça e no rosto.

A vítima bateu contra o portão de uma casa na região para pedir socorro, mas perdeu a consciência devido às agressões sofridas. A violência só parou quando o morador do imóvel apareceu e confrontou Geovane.

“O resultado [em] morte não se consumou em razão da intervenção do morador da casa, que fez os chutes e pisões contra o crânio da vítima cessarem, bem assim em razão do socorro médico recebido pela vítima, que ficou internada no hospital”, detalha o processo.

Geovane aguardou pelo julgamento em liberdade, com medidas cautelares impostas pela Justiça. No entanto, para a ativista de direitos humanos Paula Benett, que acompanhou o julgamento e contestou a decisão do júri, a expectativa era de que o réu fosse julgado por tentativa de homicídio.

“Juliana levou vários chutes na cabeça enquanto estava no chão. Se isso não for uma tentativa de homicídio, o que é? Se aquele rapaz [morador da casa] não tivesse aparecido, ela não estaria aqui hoje para contar essa história. Além disso, Juliana Paula, por ser deficiente auditiva e não ter aprendido libras, nem teve o direito de gritar por socorro. Ela é uma pessoa extremamente vulnerável”, argumentou Paula Benett.

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Garçom mata vereador e esfaqueia mais dois no interior do Ceará

Um garçom matou um vereador a facadas em um restaurante no interior do Ceará. Além disso, o homem esfaqueou o dono do restaurante e mais um cliente, que estavam no estabelecimento, no domingo (28). Suspeito já está preso e ainda não se sabe ao certo a motivação do crime.   De acordo com o G1

Morta na casa do padrasto: envolvidos terão 1ª audiência nesta 3ª

Os envolvidos no caso da morte de Isabela Dourado de Oliveira (foto em destaque) passarão pela primeira audiência de instrução nesta terça-feira (30/4). A menina morreu em 5 de fevereiro deste ano, quando sofreu uma parada cardíaca após, supostamente, sofrer a violência sexual. O padrasto da vítima, homem com quem a mãe e a criança moravam

Em parceria com o SAC, TRE-BA leva atendimento a escolas de Ilhéus e Vitória da Conquista

O projeto TRE em Todo Lugar segue oferecendo atendimento por meio do SAC itinerante em instituições estaduais de ensino da Bahia, com itinerário pelos municípios do interior do estado.  Entre esta segunda (29) e sexta-feira (3), os serviços eleitorais estarão disponíveis para os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em