Evento da Prefeitura que reconheceria bloco As Muquiranas com selo de valorização a mulher é adiado, diz presidente

Publicado:

A cerimônia que aconteceria na quinta-feira (9) e daria ao bloco As Muquiranas, o selo ‘Pacto pela Mulher’, honraria concedida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), foi adiada.

 

A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo presidente do bloco As Muquiranas, Washington Paganelli nesta quarta-feira (8).

 

O evento, que aconteceria na Casa da Mulher Brasileira e contaria com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil e o projeto Luto por Ela, deverá receber uma nova data, de acordo com Paganelli.

 

A repercussão da entrega do selo mobilizou as redes sociais. Na web, internautas questionaram a entrega da honraria, que visa reconhecer entidades públicas e privadas que adotarem ações de equidade e valorização da mulher, com prioridade na contratação de vítimas de violência doméstica.

 

A jornalista Jessica Senra, da TV Bahia, cobrou um posicionamento do prefeito Bruno Reis (UB), após a publicação da matéria. “Não é possível uma coisa dessa!!! Depois de vereador pedindo minuto de silêncio em homenagem a feminicida, vem aí… Secretaria de MULHERES premiando o bloco de carnaval mais MISÓGINO da Bahia. O que é isso mesmo?”, postou no Instagram. 

 

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também exigiu um posicionamento. “A falta de respeito, de sintonia com a pauta das desigualdades de gênero é assombrosa. Essa atitude da @prefsalvador soa mais como uma piada de mau gosto, uma provocação às mulheres de Salvador. Lamentável!”, escreveu no Instagram.

 

Para receber o selo, criado pela vereadora Roberta Caires (PP) em 2022, a entidade precisa apresentar um diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de empregados e colaboradores, observando indicadores sociais de órgãos reconhecidos, além de apresentar um plano de trabalho, para o período de dois anos, informando as metas a serem alcançadas para enfrentamento das desigualdades.

 

Ao anunciar a premiação, a agremiação afirmou que, apesar de ter o público externo 100% formado por homens, o bloco informa que tem se destacado “pelo excelente trabalho de conscientização e transformação social, apoiando campanhas desenvolvidas pelo Ministério Público que promovem a igualdade de gênero”.

 

Ao longo dos últimos anos, o bloco se envolveu em grandes polêmicas, entre elas Em nota, apesar de ter o público externo 100% formado por homens, o bloco informa que tem se destacado “pelo excelente trabalho de conscientização e transformação social, apoiando campanhas desenvolvidas pelo Ministério Público que promovem a igualdade de gênero”.

 

Após o caso de assessoria, o bloco firmou um acordo com o Ministério Público para efetivar ações de combate à violência contra a mulher.

 

Além de realizar medidas de combate a violência contra mulher, o bloco se comprometeu a continuar sem distribuir pistolas e outros artefatos que disparem água e outros líquidos na população nas festas produzidas pelo bloco.

 

A conduta dos associados ainda mobilizou a Assembleia Legislativa da Bahia, que em maio de 2023 aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 24.746/2023 que proíbe o uso de pistolas de água e congêneres, durante o carnaval e festas de rua na Bahia, apresentado pela deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB).

 

 Em entrevista ao Bahia Notícias, o empresário Washington Paganelli, responsável pelo bloco As Muquiranas, afirmou no início deste ano que a medida foi um motivo de celebração para a agremiação. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Meta é emplacar Ronado Carletto na chapa majoritária”, diz Neto Carletto sobre articulações do Avante para 2026

O deputado federal Neto Carletto, do Avante, comentou o crescimento do partido após as eleições de 2024. Ele confirmou que a meta do...

Laerte do Vando demonstra otimismo com montagem o Avante para 2026: “Sairemos com um grande número de eleitos”

O deputado estadual Laerte do Vando, do Podemos, está confiante com as perspectivas do Avante nas eleições de 2026. Durante um evento de...

Após entrave na Justiça, Prefeitura de Salvador obtém autorização para ocupar imóvel ao lado do Elevador Lacerda

A Prefeitura de Salvador conquistou a autorização judicial necessária para ocupar um imóvel localizado no Centro Histórico da capital. A finalidade é criar...