Toffoli nega pedido de prisão contra Alexandre de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou uma ação que pedia a prisão do também ministro Alexandre de Moraes. Toffoli negou o pedido da família de Clériston da Cunha, morto em presídio, para prender Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, maus-tratos, tortura e prevaricação.

 

De acordo com reportagem do Metrópoles, Clériston da Cunha, conhecido como Clezão, um dos detidos durante os atos de 8 de janeiro de 2023, morreu aos 46 anos após passar mal em novembro do ano passado no presídio da Papuda, no Distrito Federal. O advogado Tiago Pavinatto assinou uma queixa-crime contra Moraes atribuindo crimes cujas penas somadas podem chegar a até 31 anos de prisão.

 

A peça protocolada pela família do empresário destacava um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) favorável à soltura de Clériston dois meses antes de seu óbito, bem como laudos médicos que apontavam problemas de saúde. A manifestação não foi apreciada por Moraes, relator da ação contra os atos antidemocráticos.

 

Para justificar a negativa do pedido, Toffoli afirma que “mesmo que tivesse sido apreciado o pedido de liberdade provisória, (1) não necessariamente teria sido revogada ou concedida a prisão domiciliar, e ainda, (2) não necessariamente teria sido evitado o falecimento de Clériston”. Outro ponto trazido pelo advogado da família de Clériston é que a prisão preventiva não foi reavaliada após 90 dias, como determina o Código de Processo Penal (CPP). Ao analisar o tema, Toffoli afirmou que a falta de reavaliação não gera direito à revogação automática da prisão preventiva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia procura fazendeiro suspeito de matar funcionário após discussão em Itabela

Itabela viveu momentos de tensão após a...

VÍDEO: Avião ultraleve cai no mar na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Um avião que transportava faixas publicitárias caiu no mar na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado...

Michelle diz que Bolsonaro tem soluços diários há 9 meses: “Angústia”

Atualização sobre Jair Bolsonaro: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que o ex-presidente foi para o centro cirúrgico realizar o bloqueio do nervo frênico,...