Municípios aprovam contrato unificado com Sabesp antes de privatização

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Os municípios operados pela Sabesp aprovaram, nesta segunda-feira (20/5), um contrato unificado com a companhia de saneamento básico, considerado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o “último passo” para a privatização da estatal.

A decisão foi tomada durante a primeira reunião da Unidade Regionais de Água e Esgoto (URAE), no Palácio dos Bandeirantes. A URAE é um modelo de gestão dos serviços de água e esgoto no qual as decisões são adotadas de forma coletiva a nível regional, e não mais em nível municipal.

De 371 municípios e entidades civis que integram a URAE 1, incluindo a capital paulista, 287 votaram a favor da unificação dos contratos e 18 foram contra.

Isso significa que cada um dos contratos individuais firmados com a Sabesp será substituído por um mesmo documento igual para todas as prefeituras. Os contratos atuais seguirão em vigor até que a privatização da estatal seja concluída.

“Hoje é um marco, um dia muito simbólico para a gente”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

A possibilidade de que cada cidade tivesse um planejamento próprio para saneamento e abastecimento, sem integração com municípios vizinhos, deixava o governo Tarcísio com receio de que pudesse haver insegurança jurídica.

“Para conseguir de fato vencer o desafio da universalização [do saneamento básico], a gente precisa ter harmonia desses instrumentos”, defendeu a secretária.

Segundo o cronograma do governo paulista, o lançamento da oferta de ações da Sabesp deve ser realizado em junho deste ano.

Privatização da Sabesp na Justiça O modelo de gestão por meio da URAE é contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) por partidos de oposição ao governo Tarcísio.

No entanto, o governo estadual não manifestou preocupação com a judicialização em torno da privatização da Sabesp. Isso inclui a possibilidade de que o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, tente desfazer o contrato com a Sabesp caso vença as eleições deste ano.

“A gente não tem temor. O contrato é um ato jurídico perfeito, tem segurança jurídica, o próprio Judiciário já reconheceu isso diversas vezes, em todas as instâncias”, disse Natália.

A reunião desta segunda também aprovou que a Agência Regional de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) ficará responsável pela fiscalização do contrato de concessão da Sabesp.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Onda de calor na Europa é consequência das mudanças climáticas

MundoEstudo conclui que calor extremo na Europa já está atingindo os limites da capacidade de nossas sociedades de lidar com eleCompartilhar notíciaUm estudo...

Homem faz pedido de casamento inusitado com escultura de 15 metros

Um gerente de supermercado transformou uma manhã comum na Grã-Bretanha em um momento inesquecível: em segredo, ele encomendou a criação de uma obra...

Fãs mirins protestam após não entrarem no camarim de Ana Castela

Resumo: Crianças participaram de um protesto após alegação de não terem conseguido entrar no camarim da cantora Ana Castela durante show em Maceió,...