2 de julho no Metaverso: Projetos de realidade virtual reproduzem episódios da Independência da Bahia

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No dia 2 de julho, o Metaverso se torna palco para projetos inovadores que trazem à vida episódios da Independência da Bahia através da realidade virtual. O Edital 2 de Julho no Metaverso foi responsável por estimular pesquisadores baianos a desenvolverem games imersivos que recriam momentos cruciais da luta pela independência do Brasil na Bahia. Esses jogos oferecem uma experiência única, permitindo que baianos de todas as idades, especialmente os entusiastas de história e games, mergulhem em batalhas históricas no território baiano.

Os protótipos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), serão apresentados ao público, em sua maioria jovens estudantes, na próxima terça-feira, dia 23. O evento intitulado Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade, realizado pela Fundação Pedro Calmon, terá lugar às 10h no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro.

Com um investimento total de R$ 4 milhões, os seis capítulos abordam, em ordem cronológica, momentos cruciais da independência. O primeiro protótipo revisita a história da Junta Administrativa em 12 de fevereiro de 1822, seguido pelos episódios do Convento da Lapa em 19 de fevereiro de 1822, Imersão na História da Independência em 25 de junho de 1822, a Batalha de Pirajá em 8 de novembro de 1822, a Batalha de Itaparica em 7 de janeiro de 1823 e, por fim, Viva a Independência da Bahia em 2 de julho de 1823.

Rodrigo Rocha, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), descreve a experiência imersiva de seu grupo: “Em nosso jogo, você assumirá o papel de um brasileiro tentando impedir a posse de Madeira de Melo como governador de armas, interceptando a carta-régia”. Por outro lado, o grupo do professor Marcio Fiais, do Instituto de Humanidades da Ufba, criou um jogo em que os usuários podem vivenciar a perspectiva de Liberata, uma escrava liberta, que vende doces no Largo da Lapinha antes da chegada do exército libertador.

Além dos episódios em formato de jogo, há experiências em forma de visitas virtuais como a produzida por pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O professor Paulo Ambrósio explica: “Nosso objetivo é destacar o 25 de junho, em Cachoeira, como um episódio crucial na luta pela independência do Brasil, através de um museu virtual imersivo que exibe imagens, ilustrações e vídeos relacionados”.

Essas equipes multidisciplinares envolvem não apenas professores e pesquisadores, mas também profissionais da indústria de games, garantindo uma experiência rica e diversificada para os participantes.

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