Governo Lula desistiu de indulto para presas por “cenário político”, diz colunista

Publicado:

O governo de Lula teria decidido não conceder um indulto no Dia das Mães deste ano, em maio, a mulheres detidas devido ao “cenário político”.

De acordo com a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o motivo foi revelado durante a reunião do Conselho Nacional de Política Penitenciária (CNPCP) em 22 de maio, onde foi anunciada a decisão de que o indulto não seria publicado pelo governo.

Conforme a ata da reunião, o decreto do indulto foi enviado pelo conselho ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas não foi publicado, devido ao “cenário político”.

Naquela época, o governo federal já estava enfrentando duras críticas no Congresso Nacional devido ao veto de Lula ao projeto que restringia as saídas de presos.

“A minuta do decreto foi enviada diretamente pelo presidente do CNPCP ao ministro da Justiça. Entretanto, devido ao cenário político, o governo decidiu não prosseguir com a publicação do decreto”, conforme consta na ata, sem fornecer mais detalhes.

Dias após a reunião do conselho, em 28 de maio, o Congresso derrubou o veto de Lula a um trecho do Projeto de Lei das Saídas que proibia temporariamente a saída de presos para visitar familiares.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SSP anuncia novo concurso da Polícia Civil na Bahia para o próximo ano; saiba mais

O Governo do Estado da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a...

Município de Dias d’Ávila é condenado por falhas em segurança do trabalho de servidores

O município de Dias d’Ávila, localizado na região metropolitana de Salvador, foi condenado por expor os servidores públicos a condições insalubres de trabalho....