Gilmar Mendes nega devolver celulares do “Faraó dos bitcoins”

Publicado:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido feito pelos advogados do ex-pastor e empresário Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos bitcoins”, para que os aparelhos eletrônicos apreendidos pela Polícia Federal fossem devolvidos.

A defesa de Santos, que está preso desde 2021, solicitou ao STF amplo acesso às provas das investigações contra ele ou a devolução de notebooks, tablet e celulares apreendidos, alegando que esses dispositivos contêm provas às quais ainda não tiveram acesso.

A decisão de Gilmar em negar o pedido do “Faraó dos bitcoins” veio após a Justiça Federal do Rio de Janeiro informar que os advogados já tiveram acesso ao conjunto de provas e que existiriam riscos caso os aparelhos eletrônicos fossem devolvidos.

De acordo com informações apresentadas pela Polícia Federal à Justiça, há um alto risco de dissipação de patrimônio caso itens como computadores e celulares sejam devolvidos a Glaidson Acácio. Em um dos aparelhos, os investigadores identificaram uma carteira contendo criptoativos avaliados em R$ 74,2 milhões.

Segundo a PF, “existe uma grande possibilidade de que os demais aparelhos contenham softwares similares não identificados pela acusação penal. Além disso, é altamente provável que os dispositivos contenham registros de carteiras de criptoativos, frases de segurança e outros elementos capazes de facilitar a transferência, mesmo que remotamente, de criptoativos, o que poderia prejudicar a aplicação da lei penal”, relatou a PF à Justiça Federal, que posteriormente repassou a informação a Gilmar Mendes.

Glaidson Acácio dos Santos está detido preventivamente há quase três anos por um esquema de pirâmide financeira que movimentou R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021, e atualmente encontra-se na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça determina penhora de direitos autorais de Netinho de Paula para quitar dívida por danos morais em ação de 2001; relembre

A Justiça de São Paulo determinou a penhora de todos os direitos autorais que o cantor Netinho...

Câmera flagra atropelamento de policial rodoviária federal aposentada na Avenida Paulo VI, em Salvador

Uma câmera de segurança registrou o atropelamento de Marta Maria dos Santos, uma policial rodoviária federal aposentada de 60 anos. O...

Líder da LBV, Paiva Netto fundou uma das sete maravilhas de Brasília

Faleceu na manhã desta terça-feira (7/10), aos 84 anos, José Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Ele é o fundador...