Venezuela, entre a ditadura que segue e a democracia que volta

Publicado:

O cenário político na Venezuela se desdobra em meio a incertezas, com a possibilidade de um banho de votos em favor da oposição à ditadura de Nicolás Maduro. No entanto, também paira o temor de um banho de sangue caso Maduro não aceite uma derrota nas eleições presidenciais.

Recentemente, Maduro alertou sobre a possibilidade de conflitos, atribuindo a responsabilidade ao “imperialismo americano”. Em suas palavras: “Não há chance de perder. Ninguém pode mudar o que está destinado para o futuro do nosso país. Os piores momentos já passaram”.

A decisão de evitar um potencial banho de sangue repousa nas mãos dos militares, aliados de Maduro desde a morte do ex-presidente Hugo Chávez há mais de uma década. Bastaria que eles garantissem a posse do presidente eleito para acalmar os ânimos. A grande dúvida é se isso acontecerá.

Apesar das pesquisas indicarem a favorabilidade ao candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre Maduro, há ceticismo em Caracas quanto a um possível resultado favorável.

Uma eventual vitória de Urrutia, ainda que previsa por uma margem estreita de votos, reflete o anseio por mudanças da população venezuelana diante do caos econômico e social que assola o país.

Por outro lado, o chavismo, com seu poderio e influência consolidados ao longo de 25 anos de governo, mobiliza-se para manter seu domínio. Maduro, envolvido em acusações de fraudes eleitorais, conta com o apoio de uma máquina política bem estruturada.

O aparato das Forças Armadas venezuelanas, com 115 mil militares ativos e 8 mil na reserva, desempenha um papel crucial no atual cenário. Além disso, o controle de setores estratégicos como petróleo, mineração e comércio fortalecem a influência militar.

Há denúncias de envolvimento de altos membros do governo em atividades ilegais, como o narcotráfico. A crise no país, evidenciada pela fuga de milhões de venezuelanos em busca de condições de vida melhores, promete agravar-se caso não haja mudanças significativas.

Os desafios e as incertezas do país persistem à medida que se aguarda o desfecho das eleições, cujo resultado deve ser anunciado pela autoridade eleitoral venezuelana nas primeiras horas da segunda-feira, horário de Brasília.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Dói demais”, diz mãe de MC Kevin após visita ao túmulo do cantor

Valquiria Nascimento, mãe do falecido MC Kevin, prestou uma emocionante homenagem ao artista neste Dia de Finados. O funkeiro, que nos deixou em...

Escritório criado por Lula e Cláudio Castro para combater o crime é visto como “para inglês ver”

A recente criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado gerou uma onda de desconfiança tanto entre...

Tremembé: como filha de Elize Matsunaga soube que mãe esquartejou pai

Recentemente, o caso de Elize Matsunaga voltou a ser comentado devido ao lançamento da série Tremembé, disponível no Prime Video. A trama explora...