Ex-governador Beto Richa desiste de candidatura a prefeito de Curitiba

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal e ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou sua desistência de concorrer à prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano. A decisão foi divulgada por ele no final da tarde de segunda-feira (5).

Em entrevista, Richa afirmou: “Foi uma decisão difícil porque não sei se havia um candidato mais determinado do que eu para disputar esta eleição, mas nem sempre depende exclusivamente da nossa vontade.”

O ex-governador não conseguiu obter o apoio de outros partidos e avaliou que não possuía a estrutura necessária para a campanha. “Uma das razões é o tempo limitado de exposição no rádio e televisão. O PSDB dispõe de menos de 30 segundos para apresentar suas propostas”, explicou.

Em março, Richa chegou a considerar a possibilidade de se filiar ao PL de Jair Bolsonaro, partido com a maior bancada na Câmara dos Deputados, porém o movimento foi frustrado pela resistência de lideranças do partido em Curitiba e pelo veto do PSDB nacional.

Outro fator que influenciou na decisão de Richa foi o conflito interno na aliança formada entre PSDB e Cidadania. De acordo com informações apresentadas na semana anterior, o Cidadania em Curitiba já havia declarado apoio à candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) em fevereiro.

Richa destacou: “Eles já haviam se comprometido a apoiar o candidato do governo e da prefeitura, o que também gerou desconforto interno em nossa aliança.” Pimentel conta com o apoio do grupo atualmente no poder, do prefeito Rafael Greca (PSD) e do governador Ratinho Junior (PSD).

O PSDB decidiu pela neutralidade, não indicando nomes para a disputa, conforme divulgado por Richa. “Deixamos nossos eleitores e simpatizantes em Curitiba livres para fazer a melhor escolha entre os candidatos disponíveis,” resumiu o deputado.

Outro ex-governador do Paraná, Roberto Requião (Mobiliza), também está encontrando dificuldades para formar alianças e ainda não definiu seu vice-prefeito para compor a chapa. Um nome deve ser anunciado dentro de uma semana, conforme informações do partido.

Além de Requião e Pimentel, outros sete candidatos se apresentam para concorrer à Prefeitura de Curitiba: Andrea Caldas (PSOL), Cristina Graeml (PMB), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil) e Samuel de Mattos (PSTU).

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vereador preso recebeu doação de campanha de empresários de ônibus

Uma operação da polícia em São Paulo atingiu o vereador Senival Moura (PT), acusado de integrar um esquema de lavagem de dinheiro vinculado...

F1: após vitória, Hamilton busca pole inédita pela Ferrari na Áustria

Lewis Hamilton mostrou a força da Ferrari ao vencer o GP de Barcelona-Catalunha, em 14 de junho, e agora encara o GP da...

Veja quem são os artilheiros de Cruzeiro e Grêmio antes do duelo no DF

A Arena Mané Garrincha será o palco do amistoso entre Cruzeiro e Grêmio, no dia 12 de julho, às 17h, em Brasília. A...