Por Luísa Monte, São Paulo, SP (FOLHAPRESS) – Sikêra Jr obteve um primeiro êxito em sua batalha legal contra a RedeTV! em um processo judicial. A decisão da Justiça determinou que a emissora apresente os registros financeiros do programa Alerta Nacional, do qual Sikêra não faz mais parte desde abril de 2023.
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu em 2 de agosto que a RedeTV! está obrigada a prestar contas do faturamento real do programa, assim como de todas as receitas relacionadas ao contrato com o apresentador durante todo o período de vigência do mesmo.
O juiz Mario Chiuvite Júnior, da 22ª Vara Civil, determinou que a emissora arque com as custas, despesas processuais e honorários advocatícios do processo, conforme documento obtido pelo F5. A sentença pode ser objeto de recurso.
Questionada pela reportagem, a RedeTV! optou por não se pronunciar.
A solicitação de prestação de contas feita por Sikêra tem por objetivo verificar se a RedeTV! estava repassando corretamente os valores provenientes de publicidades e ações de merchandising realizadas por ele ao longo dos três anos em que o programa policial foi ao ar. Sikêra desempenhava o papel de apresentador e coprodutor da atração, devendo receber uma porcentagem nos lucros.
Além disso, Sikêra e seu advogado requereram a abertura de um processo por violação de contrato. A defesa alega que o acordo com a RedeTV! tinha validade até 2027. No entanto, o programa foi encerrado em abril do ano passado e o apresentador foi desligado da emissora. Ele solicita o pagamento de uma multa estipulada em R$ 17 milhões.
Com destaque nas redes sociais e em programas policiais regionais, Sikêra foi contratado pela RedeTV! em 2019. Inicialmente, obteve bons resultados de audiência, chegando a superar a Band em um dia em São Paulo, e registrando índices respeitáveis em cidades como Brasília (DF) e Recife (PE).
No entanto, a pandemia e seu apoio ao ex-presidente Bolsonaro, somados a declarações homofóbicas que resultaram em processos judiciais, prejudicaram sua imagem. O programa saiu do ar com uma audiência de 0,5 ponto, muito aquém do que já havia alcançado anteriormente.
Em entrevista em maio, Sikêra Jr mencionou que sua saída da RedeTV! ocorreu em razão da derrota de Jair Bolsonaro nas eleições. “Certamente teve a ver um pouco com isso. Nunca escondi minha posição política, e continuarei mantendo-a”, afirmou. Atualmente, Sikêra permanece na TV A Crítica, emissora sediada em Manaus (AM) e com expansão para outras capitais.

Facebook Comments