Barroso sai em defesa de Moraes e diz que no Supremo “nada é feito na surdina”

Publicado:

Barroso defende Moraes e destaca transparência no Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, defendeu o ministro Alexandre de Moraes durante a sessão de quarta-feira (14). Em resposta a uma reportagem da Folha de SP, publicada na terça-feira (13), que sugeriu a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral a pedido do gabinete de Moraes de forma não oficial para embasar decisões no inquérito das fake news no STF durante e após as eleições de 2022.

Barroso enfatizou que no STF “nada é feito na surdina” e destacou a transparência da corte. Ele lamentou interpretações equivocadas da reportagem e ressaltou a necessidade de esclarecimento.

“Existem tempestades reais na vida e algumas fictícias, e acredito que estamos diante dessas últimas”, afirmou Barroso antes de defender Moraes. Ele argumentou que todas as informações solicitadas pelo Supremo e pelo ministro referiam-se a indivíduos já sob investigação, em um inquérito em curso perante o STF, visando obter dados diante de denúncias de condutas de desinformação e ataques à democracia.

Barroso garantiu que não houve busca aleatória de informações, mas sim acompanhamento de dados, notícias e posts em redes sociais para identificar possíveis condutas criminosas, todas informações de domínio público enviadas ao TSE, sem caráter policial ou que exigissem autorização judicial.

A matéria da Folha de SP teve acesso a mais de 6 gigabytes de mensagens que evidenciam o uso do setor de combate à desinformação do TSE durante a gestão de Moraes como um braço investigativo do gabinete do ministro no STF.

As mensagens revelam um fluxo atípico entre os tribunais, com o setor do TSE sendo utilizado para investigar e abastecer um inquérito no STF, em temas relacionados ou não às eleições daquele ano.

Segundo a reportagem, as informações foram obtidas de fontes com acesso a um telefone contendo as mensagens, sem envolver interceptações ilegais ou acesso hacker.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Torcedores do Bahia vandalizam ônibus em Salvador e Semob repudia: “Serão responsabilizados em esfera criminal”

No último domingo (2), dois ônibus do sistema de transporte coletivo de Salvador foram vandalizados. O Centro de Controle Operacional indicou que os...

CPMI do INSS avalia pedir prisão de depoente por falso testemunho

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está no centro de uma investigação por...

Fachin promete acelerar julgamentos do júri e defende combate estratégico ao crime organizado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, participou nesta terça-feira (5) da abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana...