Barroso sai em defesa de Moraes e diz que no Supremo “nada é feito na surdina”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Barroso defende Moraes e destaca transparência no Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, defendeu o ministro Alexandre de Moraes durante a sessão de quarta-feira (14). Em resposta a uma reportagem da Folha de SP, publicada na terça-feira (13), que sugeriu a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral a pedido do gabinete de Moraes de forma não oficial para embasar decisões no inquérito das fake news no STF durante e após as eleições de 2022.

Barroso enfatizou que no STF “nada é feito na surdina” e destacou a transparência da corte. Ele lamentou interpretações equivocadas da reportagem e ressaltou a necessidade de esclarecimento.

“Existem tempestades reais na vida e algumas fictícias, e acredito que estamos diante dessas últimas”, afirmou Barroso antes de defender Moraes. Ele argumentou que todas as informações solicitadas pelo Supremo e pelo ministro referiam-se a indivíduos já sob investigação, em um inquérito em curso perante o STF, visando obter dados diante de denúncias de condutas de desinformação e ataques à democracia.

Barroso garantiu que não houve busca aleatória de informações, mas sim acompanhamento de dados, notícias e posts em redes sociais para identificar possíveis condutas criminosas, todas informações de domínio público enviadas ao TSE, sem caráter policial ou que exigissem autorização judicial.

A matéria da Folha de SP teve acesso a mais de 6 gigabytes de mensagens que evidenciam o uso do setor de combate à desinformação do TSE durante a gestão de Moraes como um braço investigativo do gabinete do ministro no STF.

As mensagens revelam um fluxo atípico entre os tribunais, com o setor do TSE sendo utilizado para investigar e abastecer um inquérito no STF, em temas relacionados ou não às eleições daquele ano.

Segundo a reportagem, as informações foram obtidas de fontes com acesso a um telefone contendo as mensagens, sem envolver interceptações ilegais ou acesso hacker.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia encontra 10 pés de maconha cultivados em sítio na zona rural de Guaratinga

Resumo para SEO: Guaratinga, operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil interrompeu uma plantação ilegal de maconha no assentamento Alfredo Dutra,...

Após ações de Motta no Congresso, base governista pede apuração de Gonet

Parlamentares da base do governo protocolaram uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República contra o presidente da Câmara, Hugo Motta, após as reações...

Homem é preso em Plataforma com drogas e caderno de anotações ligado ao tráfico

Um homem foi preso em flagrante pela 14ª CIPM na tarde desta quinta-feira (11), no bairro Plataforma, na região do Parque São Bartolomeu,...