X de Musk diz que não cumprirá ordens de Moraes e espera bloqueio a qualquer momento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

X de Musk firma que não obedecerá a ordens de Moraes e aguarda bloqueio a qualquer momento

Acabou o prazo de 24 horas determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que Elon Musk, proprietário do X, antigo Twitter, designasse um novo representante da plataforma X no Brasil. O prazo concedido pelo ministro encerrou às 20h07 desta quinta-feira (29). Logo após o término da determinação, o X fez uma publicação na plataforma expressando a expectativa de que Moraes bloqueie a plataforma no Brasil por não cumprir suas ordens “ilegais para censurar seus opositores políticos”. De acordo com a plataforma, eles não seguirão ordens ilegais em sigilo, diferentemente de outras plataformas de mídia social e tecnologia.

A plataforma voltou a criticar a decisão de Moraes e mencionou que, mesmo ao tentar se defender no tribunal, enfrentou ameaças por parte do ministro, que chegou a congelar contas bancárias de sua representante legal no Brasil. Mesmo diante das contestações contra as ações do ministro, estas foram rejeitadas ou simplesmente ignoradas. O X também apontou que os colegas de Moraes no Supremo Tribunal Federal parecem evitar confrontá-lo.

Conforme prometido pelo ministro, a expectativa é que ele bloqueie a rede social no país. Moraes havia afirmado que a não conformidade com a ordem resultaria na “imediata suspensão das atividades da rede social X (antigo Twitter) até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”. Elon Musk se tornou alvo de investigação pela Polícia Federal depois de manifestar a intenção de reativar perfis suspensos por decisão do STF, chegando a chamar Alexandre de Moraes de “vergonhoso”.

Em meio a esse impasse, Elon Musk compartilhou com o Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, composto por deputados aliados do ex-presidente Donald Trump, todas as ordens de Moraes para a remoção de perfis e publicações com ataques às instituições brasileiras. O conteúdo, que era sigiloso, foi divulgado pelos deputados republicanos. Musk decidiu, em 17 de agosto, fechar o escritório do X no Brasil, após a plataforma não cumprir a decisão de Moraes de derrubar contas do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outras seis pessoas.

Em breve, esperamos que o Juiz Alexandre de Moraes ordene o fechamento do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais de censurar seus oponentes políticos. Estes inimigos incluem um Senador eleito e uma adolescente de 16 anos, entre outros.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...