Angra: TRE indefere candidatura do vice de chapa apoiada por prefeito

Publicado:


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, nesta terça-feira (3/9), o pedido de registro de candidatura de José Eduardo de Britto Rabha, conhecido como Jorge Eduardo Mascote (PP), ao cargo de vice-prefeito de Angra dos Reis.

A 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis julgou procedente a ação de impugnação do Ministério Público Eleitoral e reconheceu a inelegibilidade de Mascote (à esquerda, na foto em destaque), em razão de condenação pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

O TCE julgou irregulares as contas de Mascote quando ele atuou como presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, em processo que transitou em julgado em 2021. No caso, a Corte de Contas considerou irregular a despesa com passagens, transportes, traslados e hospedagem para agentes políticos participarem de eventos realizados fora do RJ, para “capacitação”.

Segundo o TCE, os gastos “são destituídos de pertinência temática com a função típica de legislar/fiscalizar e atípicos de gestão, sendo, portanto, de interesse pessoal e político-partidário, tendo em vista que os cursos se relacionam com uma agenda mais classista e menos republicana”.

“Sendo assim, não há dúvidas acerca de não se tratar de mera irregularidade e, sim, de irregularidade insanável, uma vez que foi consumada com prejuízo ao erário – apesar da muito louvável iniciativa do impugnado de estar pagando o débito parceladamente”, afirmou o juiz Carlos Manuel Barros do Souto, na decisão que indeferiu a candidatura de Mascote.

Mascote é o vice da chapa que tem Cláudio Ferreti (MDB) como candidato a prefeito. Ferreti tem o apoio do atual prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, de quem foi secretário de Obras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vizinhos do imóvel que explodiu em SP mostram rastro de destruição

Uma explosão devastadora em um imóvel no Tatuapé, zona leste de São Paulo, causou destruição em um raio de três quarteirões. O incidente...