TJ institui nova agenda programada de acordo e pagamento de precatórios em Salvador

Publicado:

O Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (NACP) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instituiu uma nova agenda programada de acordo e pagamento de precatórios devidos pelo município de Salvador e por suas autarquias e fundações públicas. O Edital nº 54/2024 foi publicado na última segunda-feira (2).

O programa possibilita que todos os credores de precatórios devidos pelo município de Salvador, com vencimento até o ano de 2023, ou seja, protocolados até 2 de abril de 2022, conforme a lista unificada de ordem cronológica do mencionado ente, manifestem interesse em participar da agenda. 

Conforme estabelecido, o prazo para requerimento da habilitação terá início em 9 de setembro, próxima segunda-feira, encerrando em 23 de setembro. 

Podem requerer a habilitação da proposta de conciliação: titulares originais dos precatórios; advogado(s) ou escritório(s) de advocacia titular(es) de precatório alusivo a honorários sucumbenciais; o sucessor causa mortis do titular originário, com formalização da partilha que contenha o precatório entre os bens partilhados; o espólio com a devida ciência ao Juízo do inventário/arrolamento ou a devida comunicação no inventário/arrolamento extrajudicial, conforme o caso; e o cessionário do crédito do precatório.

A proposta de acordo deverá ser apresentada por advogado constituído com poderes específicos, anexando declaração de anuência assinada pelo credor, procuração e documento de identificação do credor, com número de CPF/CPNJ. 

O requerimento para habilitação deve ser feito, exclusivamente, por meio eletrônico, no endereço que consta neste link. A documentação exigida, devidamente listada no edital, deve ser enviada junto ao requerimento, sendo vedada a apresentação na forma física. É necessário, também, informar dados atualizados, especialmente os bancários. 

O requerimento de habilitação, por si só, não garante à parte credora o direito de participar e de ser habilitada, não gerando qualquer direito ao pagamento, constituindo-se em mera expectativa, condicionada às regras e aos prazos deste procedimento e, especialmente, à disponibilidade dos recursos destinados a esse fim. 

A relação final dos inscritos será publicada até 11 de outubro, após período de impugnação. 

PROPOSTAS E PAGAMENTOS 

Concluída a fase de requerimento, o NACP procederá à análise da regularidade em etapas, separando os precatórios, como forma de racionalização e otimização dos trabalhos, em lotes de 20 processos cada, conforme a ordem cronológica de distribuição do processo, constante da lista unificada publicada no site do TJ-BA. 

A cada fechamento de lote de habilitações regulares, haverá o processamento dos trâmites para pagamento. Com a quitação dos 20 precatórios analisados, será identificado o saldo remanescente ainda disponibilizado para acordo e, após a devida apuração, será recomeçado o procedimento com análise e formação do próximo lote até o exaurimento do numerário previsto no edital. 

No momento do pagamento, serão feitas as deduções tributárias, quando devidas. O acordo não produzirá efeitos se constatadas irregularidades relativas à legitimidade do proponente ou a outros pressupostos essenciais relacionados ao respectivo crédito, mesmo após sua assinatura perante o tribunal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Jogador sofre grave lesão na China após bater cabeça em alambrado e corre risco de paraplegia

Um momento de grande preocupação abalou o futebol chinês no último fim de semana. Durante um jogo...

Flávio Dino dá despacho blindando chefe de sindicato do irmão de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, concedeu um habeas corpus permitindo que Milton Cavalo, presidente do Sindinapi, permaneça em silêncio durante...

STJ nega pedido de habeas corpus de deputado estadual Binho Galinha

Na quarta-feira (8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão do deputado estadual Binho...