Falta de vacinas coloca saúde de 67% dos municípios baianos em risco

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa publicada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta quarta-feira (16), revelou que pelo menos 45 municípios baianos estão sem vacinas essenciais para a imunização da população, principalmente crianças.

O levantamento da CNM revela que em 64,7% dos municípios brasileiros há falta de vacinas para imunizar a população, principalmente as crianças. O levantamento foi produzido entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios.

Na Bahia, a pesquisa revela que 45 municípios admitiram o desabastecimento do meningocócico C; 97 admitiram a falta da vacina varicela; e em 45 municípios, a tetraviral está ausente. Imunizantes como a Tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, varicela e rubéola, a meningocócica C e a vacina contra a varicela estão entre as mais deficitárias no estado.

A pesquisa da CNM aponta que os municípios sinalizaram a falta de vacinas há mais de 30 dias, e outros há mais de 90 dias. Embora a Bahia não seja o estado com maior desabastecimento, os dados revelam que quase 67% dos seus municípios enfrentam falta de vacinas.

Em nota enviada ao Ministério da Saúde, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforçou a preocupação com o cenário e solicitou providências para o “imediato restabelecimento da normalidade no abastecimento das vacinas em todo o país”.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em  entrevista à RedeGN, parceira do Bahia Notícias, informou que aguarda atualmente o envio, por parte do Governo do Estado da Bahia, das seguintes vacinas: Febre amarela, Multidose da Monovalente XBB para prevenção da COVID em crianças e meningocócica C.

Nossa equipe do Bahia Notícias entrou em contato com a secretaria de saúde do estado da Bahia (SESAB). A mesma informou que: “Há estoque de todos os imunizantes no estado. No que tange às entregas ministeriais, a eventual irregularidade não provocou desabastecimento na Bahia.”

Em resposta, a SESAB declarou que: “A distribuição dos imunizantes se dá a partir de critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a pactuação entre estados e municípios, via Comissão Intergestores Bipartite (CIB).”, contrariando a secretaria de Juazeiro.

O Ministério da Saúde se manifestou, por sua vez, em nota alegando que “mantém envio regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios”. 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Tarcísio do Acordeon frustra fãs com eventos recentes na Bahia

A recente passagem de Tarcísio do Acordeon pelo interior baiano gerou debates e descontentamento nas redes. O público acompanhou uma maratona junina marcada...

Prefeito de Esplanada acusa ex-prefeito de tê-lo agredido em festejo junino na cidade; ex-gestor rebate

O prefeito de Esplanada, Nandinho da Serraria (PT), publicou nesta terça-feira um vídeo nas redes acusando o ex-prefeito Rodrigo de Dedé (Pode) de...

Tradição junina em Ibicuí aquece o turismo no município

O São João de Ibicuí, na região turística Caminhos do Sudoeste, reafirma-se como uma das principais referências do calendário junino da Bahia. Apoiado...