Brasileiros mostram mais interesse em produtos após ouvir propagandas

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Sete em cada 10 consumidores não consideram excessiva a frequência de anúncios em áudio. É o que diz a pesquisa Mercado de áudio no Brasil 2024, feita pela Adsmovil em parceria com a Offerwise.

O estudo, que envolveu 500 pessoas em todo o Brasil, aponta que a publicidade em áudio digital tem se mostrado eficaz e bem recebida.

“Na maioria das vezes, a publicidade em áudio digital é sutil e se integra ao conteúdo, tornando a experiência menos invasiva e mais agradável. Além disso, o consumo de áudio digital ocorre primariamente no celular e em momentos que estamos sem uma tela como na academia, cozinhando ou fazendo a faxina da casa, complementando a nossa jornada diária.”

Rodrigo Tigre, head de Áudio da Adsmovil

Os dados da pesquisa mostram que campanhas em áudio são eficazes para a descoberta de produtos e ofertas. Para 60% dos entrevistados, elas são úteis para conhecer novos produtos e serviços e se manter atualizado sobre o mercado. Além disso, 61% demonstraram interesse em produtos e serviços após ouvi-los em propagandas.

A pesquisa também revelou um aumento significativo na efetividade da publicidade em áudio. Enquanto em 2021 apenas 18% dos consumidores compraram produtos anunciados em mídias de áudio, esse número cresceu para 42% em 2024.

Os produtos e serviços mais adquiridos incluem eletrônicos (52%), moda e calçados (46%), cursos (32%), tecnologias (27%) e eventos (21%).

Ainda segundo o levantamento, 61% dos respondentes pagam por plataformas de áudio, entre esses destaca-se a Geração Z com 74% de pagantes.

Entre os usuários do Spotify, 48% são ouvintes ávidos e 42% optam pela versão premium, sem interrupções publicitárias.

Anúncios em podcasts e rádios on-line são formatos que geram boa aceitação e conexão com o ouvinte.

Além da publicidade, a pesquisa revela que seis em cada 10 consumidores mantêm ou aumentaram a frequência de consumo de áudio digital, que está fortemente associado ao autocuidado, tarefas domésticas e deslocamento.

Música e rádio on-line são mais consumidos pela manhã enquanto podcasts e audiobooks predominam à noite.

Por fim, o estudo mostra que as redes sociais desempenham um papel crucial na descoberta e compartilhamento de conteúdos de áudio, com 65% dos participantes descobrindo novas mídias por meio delas e 7 em cada 10 compartilhando o que ouvem, principalmente no Instagram e WhatsApp.

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