Projeto em tramitação no Senado quer garantir permissão para uso de trajes religiosos nos tribunais de todo país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um projeto de lei em tramitação no Senado tem o objetivo de garantir o direito de usar trajes religiosos nos tribunais de todo o país. A proposta também inclui a suspensão de prazos processuais durante datas religiosas relevantes.

A discussão teve início após um episódio em que um advogado foi impedido de fazer sua defesa no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), em Brasília, por usar vestimentas do candomblé, uma religião de matriz africana.

Apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), o PL 3.059/2024 propõe mudanças no Estatuto da Advocacia e no Código de Processo Civil para atender advogados de religiões como as de matriz africana, afro-americana ou judaica. A proposta também beneficia outras crenças religiosas.

O senador ressalta a importância da liberdade religiosa e enfatiza a necessidade de criar um ambiente judicial que permita aos advogados praticar suas crenças sem enfrentar constrangimentos que afetem seu trabalho.

O projeto está em conformidade com o artigo 5º da Constituição Federal, que garante a proteção das liberdades de consciência e crença. A intenção é assegurar que todos os cidadãos sejam tratados igualmente em relação ao direito de liberdade religiosa, sem desrespeitar a laicidade do Estado.

Caso seja aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atriz que atuou em “O Rei Leão” na Broadway é morta a facadas pelo companheiro nos EUA

Imani Dia Smith, 25 anos, morreu após ser esfaqueada pelo companheiro no último domingo (21), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela deixa...

Homem sem CNH e com sinais de embriaguez atropela duas mulheres no DF

Ceilândia, DF – Um motorista sem carteira de habilitação, com sinais de embriaguez, foi detido após atropelar duas mulheres, nesta quinta-feira (25/12), por...

Prefeitura de Dias d’Ávila exonera comissionados após decisão judicial e recria 543 argos

Resumo da crise em Dias d'Ávila A Prefeitura de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive um impasse institucional neste fim de...