Advogada alerta para lista de doenças ligadas ao trabalho que inclui depressão, ansiedade e burn out

Publicado:

No debate sobre o fim da escala 6×1, um outro tema está diretamente ligado: a saúde mental dos trabalhadores. A lista de doenças relacionadas ao trabalho “ganhou” quatro novos cids: burn out, depressão, ansiedade e suicídio.

Em entrevista ao JusPod, o podcast jurídico do Bahia Notícias, na última quinta-feira (28) a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), Christianne Gurgel, alertou para o aumento do número de ocorrências ligadas a essas doenças, principalmente os casos de suicídio.

“É preciso se discutir sobre isso, temas como esse levam a gente também a debater sobre isso e ainda que não encontre uma solução em uma redução de jornada, mas traz à tona esses debates que são extremamente importantes”, pontuou ao destacar ainda a “pressão psicológica” direcionada a atores do sistema de Justiça para o cumprimento de metas, a exemplo dos juízes.

Somando à discussão, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Thais Mendonça Aleluia, defendeu a necessidade de desconexão da jornada e funções fora do horário do expediente.

“Você tem que poder se desconectar no trabalho, você tem que poder colocar aquele celular em modo avião em algum momento da vida”, defendeu.

O JusPod vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir de 19h, no canal do Youtube do Bahia Notícias. Confira o episódio completo:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda o imbróglio entre Ratinho e Chico Buarque

O cantor e compositor Chico Buarque processou o apresentador Ratinho, do SBT, devido às declarações feitas pelo apresentador em seu programa na rádio...

Hugo Motta afirma que não pode “agir para prejudicar ou privilegiar” Eduardo Bolsonaro ou Carla Zambelli

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta sexta-feira (3), que os casos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla...

Ex-chefe do INSS de Lula, Stefanutto teve movimentação incompatível com renda, diz Coaf

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicou que Alessandro Antônio Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...