PT e Centrão devem dividir relatorias do pacote de corte de gastos

Publicado:


A relatoria do pacote de corte de gastos, enviado pelo governo Lula para sinalizar o cumprimento do arcabouço fiscal, deve ser dividida entre deputados do Centrão e do PT na Câmara.

O pacote foi dividido pelo Palácio do Planalto em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLP), ambos protocolados na Câmara nos últimos dias.

Segundo apurou a coluna, a PEC, que trata das novas regras para o abono salarial, deve ter um petista como relator. O mais cotado é o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

O parlamentar maranhense é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e foi o autor do projeto que tratou da transparência para o pagamento das emendas parlamentares.

Já o Projeto de Lei Complementar, que altera as regras do arcabouço fiscal e foi protocolado pelo líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), deve ser relatado por um deputado do Centrão.

Segundo lideranças petistas, os mais cotados são deputados já ligados a pautas econômicas. Entre eles, Aguinaldo Ribeiro (PB) e Cláudio Cajado (BA), ambos do Progressistas, partido de Arthur Lira (AL).

Entrave para votação

Por enquanto, o maior entrave para a tramitação do pacote são os votos. Há partidos insatisfeitos com a decisão do ministro do STF Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas, mas com restrições.

Um ponto da decisão de Dino que incomodou parlamentares governistas e do Centrão é o que exige a identificação dos autores das emendas de relator (RP9), que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.

Se essa publicidade não for dada, o pagamento das emendas dessa modalidade que não tiverem o autor identificado seguirá bloqueado, de acordo com a decisão do ministro proferida na segunda-feira (2/12).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Namorado da mãe é procurado pela polícia por suspeita de violentar criança de 2 anos em Itanhém

Em Itanhém, uma menina de apenas dois anos foi vítima de um suposto crime de violência na noite de terça-feira (11),...

Padre que fez comentário sobre fé de Preta Gil não será indiciado, afirma polícia da Paraíba

O padre Danilo César, da Paróquia de Areial, na Paraíba, não será indiciado por intolerância religiosa após...

Mensagens obtidas pelo Congresso dos EUA indicam que Trump tinha conhecimento sobre crimes de Jeffrey Epstein

Recentemente, democratas do Congresso dos EUA divulgaram e-mails que indicam que o presidente Donald Trump teria passado um tempo significativo na casa de...