Lula defende corte no FCDF; PL orienta bancada a votar contra mudanças

Publicado:

O Partido Liberal (PL) orientou sua bancada a votar contra alterações no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). A decisão partiu do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e do líder na Câmara, Altineu Cortês (PL-RJ). Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu as mudanças no FCDF.

Lula afirmou que o governador de Brasília ficou irritado com a nova proposta que exclui o IPCA do cálculo, evitando que o DF receba mais do que os outros estados. O presidente destacou a necessidade de igualar as condições. Já o governador Ibaneis Rocha (MDB) pediu compreensão, ressaltando a importância do FCDF para o Distrito Federal.

Ibaneis e parlamentares do DF buscam apoio para reverter a proposta de mudança no cálculo anual do FCDF. A bancada do DF na Câmara apresentou um projeto de lei para impedir a alteração, contando com o apoio de líderes de outros partidos como União Brasil, MDB e PP.

Atualmente, o valor do FCDF é determinado pela receita corrente líquida. Lula propõe que o reajuste seja calculado com base no IPCA. O Governo do Distrito Federal estima perdas de R$12 bilhões nos próximos anos, caso a mudança seja aprovada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPI do Crime Organizado começa morna, mas senadores estão otimistas

A CPI do Crime Organizado fez sua estreia no Senado em um momento atípico, marcado por um feriado prolongado e uma agenda política...

Brasileirão: confira os melhores momentos de Fluminense 2 x 1 Flamengo

No último clássico entre Fluminense e Flamengo, disputado no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras saiu vencedor. A partida, válida pela 34ª rodada do...

Com dois gols no segundo tempo, Grêmio vence Vasco pelo Brasileirão

O Grêmio conquistou uma vitória importante contra o Vasco, com o placar de 2 a 0, em uma partida que aconteceu...