STF mantém aposentadoria compulsória de desembargador do TRT-BA investigado na Operação Injusta Causa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve por unanimidade a pena de aposentadoria compulsória do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Washington Gutemberg Pires Ribeiro, em decisão tomada durante julgamento virtual que ocorreu de 29 de novembro a 6 de dezembro. O magistrado recorreu ao STF para tentar anular a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de maio de 2023, alegando que a punição aplicada foi desproporcional e irrazoável, mas teve seu recurso negado.

O desembargador foi punido devido à prática de assédio às relatoras de processos judiciais relacionados ao caso GlaxoSmithKline, além de outras condutas que violaram os deveres da magistratura, segundo o CNJ. O esquema envolvia um advogado e interferência em processos que não estavam sob sua competência, de acordo com a investigação.

A Operação Injusta Causa, deflagrada em 2019, investigou um esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influência na Bahia, levando ao afastamento de desembargadores até maio de 2020. Cinco magistrados, incluindo Washington Gutemberg, retornaram às atividades em dezembro de 2022 após revisão da medida.

A relatora do processo no STF, ministra Cármen Lúcia, afirmou em seu voto que o CNJ respeitou o devido processo legal e não ultrapassou suas competências na decisão administrativa. A ministra também destacou que a Primeira Turma já havia mantido a aposentadoria compulsória de uma desembargadora, Maria Adna Aguiar do Nascimento, por fatos relacionados ao mesmo processo disciplinar.

Para Cármen Lúcia, os argumentos apresentados pelo desembargador não foram suficientes para alterar a decisão e demonstraram apenas resistência em encerrar processos que prejudicam a eficiência da prestação jurisdicional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...

Saiba quem é padrasto que matou enteada após tentar estuprá-la

Em Planaltina, DF, a polícia prendeu Marlon Carvalhedo da Rocha, 29 anos, suspeito de matar a enteada e tentar estuprá-la dentro da casa...

Padrasto é suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 10 anos em Guanambi

Um caso de estupro de vulnerável envolvendo uma criança de 10 anos foi registrado pela Polícia Militar em Guanambi, na sexta-feira (16). A...