STF mantém aposentadoria compulsória de desembargador do TRT-BA investigado na Operação Injusta Causa

Publicado:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve por unanimidade a pena de aposentadoria compulsória do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Washington Gutemberg Pires Ribeiro, em decisão tomada durante julgamento virtual que ocorreu de 29 de novembro a 6 de dezembro. O magistrado recorreu ao STF para tentar anular a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de maio de 2023, alegando que a punição aplicada foi desproporcional e irrazoável, mas teve seu recurso negado.

O desembargador foi punido devido à prática de assédio às relatoras de processos judiciais relacionados ao caso GlaxoSmithKline, além de outras condutas que violaram os deveres da magistratura, segundo o CNJ. O esquema envolvia um advogado e interferência em processos que não estavam sob sua competência, de acordo com a investigação.

A Operação Injusta Causa, deflagrada em 2019, investigou um esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influência na Bahia, levando ao afastamento de desembargadores até maio de 2020. Cinco magistrados, incluindo Washington Gutemberg, retornaram às atividades em dezembro de 2022 após revisão da medida.

A relatora do processo no STF, ministra Cármen Lúcia, afirmou em seu voto que o CNJ respeitou o devido processo legal e não ultrapassou suas competências na decisão administrativa. A ministra também destacou que a Primeira Turma já havia mantido a aposentadoria compulsória de uma desembargadora, Maria Adna Aguiar do Nascimento, por fatos relacionados ao mesmo processo disciplinar.

Para Cármen Lúcia, os argumentos apresentados pelo desembargador não foram suficientes para alterar a decisão e demonstraram apenas resistência em encerrar processos que prejudicam a eficiência da prestação jurisdicional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondesp BTS prende dupla com quase 200 pedras de crack e maconha no bairro do Pero Vaz, em Salvador

Na noite de domingo (9), dois homens foram presos em flagrante...

Sobrevivente: policial baleado por fuzil em helicóptero luta pela vida

Entre janeiro e outubro deste ano, 39 policiais perderam a vida de forma violenta no Rio de Janeiro. Os dados, coletados pelo Sistema...

SP lidera “emendas caixa-preta” na mira da PF a mando de Flávio Dino

O estado de São Paulo está no topo da lista de emendas parlamentares sem a devida documentação, conforme apuração da Polícia Federal (PF)...