Gilmar sobre inquérito do golpe que envolve Bolsonaro: ‘Deverá haver denúncia em muitos casos’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Gilmar Mendes no STF

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que deverá haver denúncia em vários casos de investigados no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado no governo de Jair Bolsonaro. Segundo ele, a trama golpista envolvendo aliados do ex-presidente está bem documentada, com a estratégia de utilizar o ataque às urnas eletrônicas como pretexto para o golpe.

Durante uma entrevista à Carta Capital, Gilmar Mendes comentou sobre a fotografia tirada no aeroporto de Lisboa por um coronel reformado indiciado recentemente. Ele contextualizou a trama golpista com as movimentações de Bolsonaro e seus aliados desde o início do governo.

O ministro mencionou a abertura do inquérito das fake news, os ataques ao STF e ao gabinete do ódio do Palácio do Planalto. Segundo Gilmar, a decisão do ex-presidente do STF, Dias Toffoli, de abrir o inquérito foi extremamente sábia.

Ele também falou sobre os ataques às urnas eletrônicas por Bolsonaro e aliados e como isso foi usado como pretexto para um golpe, que incluía até mesmo um plano para assassinar autoridades. Gilmar destacou a ironia de Bolsonaro, que se beneficiou das urnas eletrônicas, espalhar mentiras sobre elas.

O inquérito sobre o golpe, que tem 40 pessoas indiciadas, incluindo Jair Bolsonaro e militares, está atualmente com a Procuradoria-Geral da República para análise dos elementos colhidos. O MPF pretende analisar o caso juntamente com outros inquéritos em que Bolsonaro está envolvido, como o das joias sauditas e o da fraude nos cartões de vacinação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com título do Corinthians, veja brasileiros garantidos na Libertadores

O Corinthians é campeão da Copa do Brasil pela quarta vez, assegurando vaga direta na Libertadores 2026 e passagem direta para a fase...

DF inicia semana com 435 vagas de emprego e salários de até R$ 3,2 mil

Resumo para SEO: Distrito Federal abre 435 vagas nas agências do trabalhador, com salários de até R$ 3,2 mil....

Campanha da Havaianas com Fernanda Torres gera boicote após fala sobre “não começar o ano com o pé direito”

Havaianas enfrentou críticas após a campanha de fim de ano estrelada pela atriz <strong Fernanda Torres, em que ela diz não...